ÍNDIOS ISOLADOS E A APLICAÇÃO DA POLÍTICA INDÍGENA NO ESTADO BRASILEIRO

Autores

  • Guilherme Rosa da Silva Lenarducci Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O presente artigo busca a aproximação da compreensão e aplicação do termo indígena isolado, que foi a base para a formulação da política indigenista de não contato. Tal política, foi criada em 1987 juntamente a FUNAI com o Primeiro Encontro de Sertanistas, liderado pelo sertanista Sydney Possuelo. A partir disso, o Brasil abandonou a política assimilacionista deferida desde a criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1910, ancorada no paradigma do século XIX que colocava aos indígenas da “barbárie” a caminho da “civilização”. A pesquisa buscou mapear a implantação dessa política através das decisões e ações das Frente de Proteção Etnoambiental (FPE), apontando para os debates que tem pautado sua atuação. Tendo em vista o não contato como ponto crucial para o funcionamento dessa política. Expondo os paradoxos dessa política, podemos ver o projeto destrutivo do Estado com os avanços de invasores em territórios de isolados.

Biografia do Autor

Guilherme Rosa da Silva Lenarducci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduando em História – Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa apresentada no 29º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - 24 e 25. Nov. 2020 e como Trabalho de Conclusão de Curso História (TCC) | 23 a 27. Nov. 2020. Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Torres Londoño.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Lenarducci, G. R. da S. . (2022). ÍNDIOS ISOLADOS E A APLICAÇÃO DA POLÍTICA INDÍGENA NO ESTADO BRASILEIRO. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(26), 02–06. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57046