IN.FORMAR: PRÁTICAS DE RESISTÊNCIAS NA VIDA E MILITÂNCIA DE MARIA CÉLIA VIEIRA ROSSI ENTRE OS ANOS 1980 a 1992

Autores

  • Jaine Fernanda Mendonça Anunciação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A pesquisa apresenta o movimento In.Formar: Cultura e Educação Popular a partir da ótica de uma de suas fundadoras, Maria Célia Vieira Rossi. Trata-se, portanto, do resgate de suas memórias, obtidas através de entrevistas nas quais ela conta o processo de sua formação política ao longo de sua vida e de sua atuação no movimento In.Formar, do qual participou desde sua fundação, em 1980, até 1992, quando se encerra o movimento. A presente pesquisa demonstra como a atuação desse movimento popular, entre as décadas de 1970 e 1990, foi importante para o fim dos “anos de chumbo” no Brasil, por meio da educação popular, que tinha, entre outros objetivos ‘’desenvolver a consciência de classe’’. Os relatos da entrevistada, assim como a documentação impressa e iconográfica extraídas de seu acervo pessoal, possibilitou entender como o In.Formar contribuiu para o desenvolvimento das lutas sociais no município de São Paulo, assim como algumas das estratégias engendradas, em articulação com outros movimentos populares, tanto para a formação popular, quanto de denúncias, reivindicações e resistências contra a ditadura. A história oral destaca-se como o principal método para a coleta e a interpretação das informações, pois se impõe a “oferecer interpretações qualitativas de processos histórico-sociais” (LOZANO, 1996:16).

Biografia do Autor

Jaine Fernanda Mendonça Anunciação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharelanda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Esse artigo é proveniente da pesquisa de Iniciação Científica com bolsa PIBIC-CEPE, apresentada no 29º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - 24 e 25. Nov. 2020. Sob orientação da Profa. Dra. Vera Lucia Vieira.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Anunciação, J. F. M. . (2022). IN.FORMAR: PRÁTICAS DE RESISTÊNCIAS NA VIDA E MILITÂNCIA DE MARIA CÉLIA VIEIRA ROSSI ENTRE OS ANOS 1980 a 1992. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(26), 07–11. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57047