COBERTA NO TEMPO E NA HISTÓRIA: ANA MENDIETA (1948-1985) EM PERSPECTIVA

Autores

  • Lucas Cardoso do Espírito Santo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a artista Ana Mendieta. Os principais aspectos aqui explorados de suas obras são sobre gênero, religiosidade e subalternidade, tomando os seus relatos, uma seleção de suas obras e uma revisão bibliográfica especializada sobre a artista, como litoral e espaço historiográfico. Para isso, vale-se do conceito de performance biográfica, na relação sujeito-artista, como possibilidade de análise do indivíduo performativo. Sendo articulado a partir dos escritos sobre relato de si, as contribuições do pensamento pós-colonial e os estudos feministas, também cumpre a função de pensar a arte na sua potencialidade política, como a própria artista apresenta. Valendo-se de autoras como Gloria Anzaldúa e Gayatri Spivak, a pesquisa procura retomar os conceitos de subalternidade e consciência mestiza. Tropic-Ana, como assinava suas cartas, nascida em Havana- Cuba, em 1948, integrou na sua produção esculturas, pinturas, videoarte, fotografias e performances, sendo mais conhecida pelas suas obras earth-body, onde integrava seu corpo à natureza. Tem sua maior produção durante os anos 70, em que realiza grande parte de sua série de siluetas. É retirada de sua terra natal e da família aos 12 anos e levada aos Estados Unidos- Iowa pela operação peter pan. Pode-se concluir que sua obra é fundamental para pensar o feminino na arte, a diversidade de práticas religiosas na América e o imperialismo Estadunidense.

Biografia do Autor

Lucas Cardoso do Espírito Santo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com período sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela- Espanha (USC). Realizou iniciação científica intitulada Dialéticas do isolamento: gênero e subalternidade nas obras e relatos de Ana Mendieta (1948-1985). A pesquisa foi apresentada no 29º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP - 24 e 25. Nov. 2020. Sob orientação do Prof. Dr. Amilcar Torrão Filho.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Espírito Santo, L. C. do. (2022). COBERTA NO TEMPO E NA HISTÓRIA: ANA MENDIETA (1948-1985) EM PERSPECTIVA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(26), 12–16. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57048