O CONTRADITÓRIO DOS IDEÁRIOS GESTADOS PELAS PROVÍNCIAS BRASILIANAS NA FORMAÇÃO PRÉCONSTITUCIONAL DO BRASIL (1820-1821)

Autores

  • Renato Maklouf Calache Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Entre os anos de 1820 e 1821, diversas propostas sobre a configuração do governo, em debate na Península Ibérica, repercutiram nas diferentes regiões do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Uma delas foi à vigência da Constituição de Cádis no reino espanhol, cujo ideário impactou tanto o governo português quanto as expectativas de algumas províncias brasilianas pela vigência de uma constituição. Nessa toada, buscou-se compreender os nuances dessa fase pré-constitucional no Reino do Brasil.

Biografia do Autor

Renato Maklouf Calache, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso História (TCC) | 23 a 27. Nov. 2020. Sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Vieira.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Calache, R. M. . (2022). O CONTRADITÓRIO DOS IDEÁRIOS GESTADOS PELAS PROVÍNCIAS BRASILIANAS NA FORMAÇÃO PRÉCONSTITUCIONAL DO BRASIL (1820-1821). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(26), 36–40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57054