CAMINHO PARA SANTIDADE: REPRESENTAÇÕES DE SANTA TERESA DE ÁVILA NA CAPELA DA PUC-SP

Autores

  • Vanicelma Farias Barreto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Com a liberação do culto aos santos pela igreja no Concílio de Trento, foram encaminhados ao Vaticano muitos pedidos de canonização entre o século XVI e XVII. No entanto, uma das prerrogativas do processo era que a vida dos santos fosse amplamente conhecida pela população, o que levou a um aumento na produção de hagiografias e de imagens que representavam a vida do candidato. Neste cenário encontramos o pedido de canonização de Santa Teresa D’Ávila. O objetivo do presente trabalho foi pesquisar a divulgação de imagens da Santidade de Santa Teresa D’Ávila que foram tão importantes no processo de sua canonização e que hoje estão expostos na Capela da PUC-SP.

Biografia do Autor

Vanicelma Farias Barreto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso História (TCC) | 23 a 27. Nov. 2020. Sob orientação da Profa. Dra. Yvone Dias Avelino.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Barreto, V. F. (2022). CAMINHO PARA SANTIDADE: REPRESENTAÇÕES DE SANTA TERESA DE ÁVILA NA CAPELA DA PUC-SP. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(26), 46–50. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/57056