UMA VISÃO MARXISTA PERANTE A AMÉRICA ESPANHOLA DO SÉCULO XIX: UMA CRÍTICA A LEITURA DE MARX PERANTE SIMON BOLÍVAR

Autores

  • Carolina Polli de Freitas PUC-SP
  • Diego Campagnolli Teixeira PUC-SP

Resumo

No ano de 1857, Karl Heinrich Marx, junto de Friedrich Engels, foi contratado pelo diretor da revista New American Cyclopædia, Charles Dana, para escrever artigos biográficos e de história militar, sendo a maioria destes da autoria de Engels.

A partir desta parceria com a revista estadunidense que Marx escreve “Simón Bolivar”, um artigo crítico visceral sobre a figura do já falecido “Libertador das Américas” que utilizaremos, junto dos textos de introdução e epílogo encontrados na edição brasileira feita em 2008 pela editora Martins Fontes,  para analisar a visão marxista do século XIX, colocando em debate elementos da perspectiva representada no texto que podem ser considerados consequências de uma visão limitada, proeminente da distinção sociocultural e geográfica imposta ao economista alemão enquanto redigia o texto em questão.

Em sua narrativa, Marx analisa o processo de independência de diferentes províncias, como a Colômbia, Peru e Venezuela, assim como as decisões político-militares tomadas por Bolívar nos principais eventos de sua jornada para libertação da América Espanhola na primeira metade do século XIX.

Biografia do Autor

Carolina Polli de Freitas, PUC-SP

Graduanda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Diego Campagnolli Teixeira, PUC-SP

Graduando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Freitas, C. P. de ., & Teixeira, D. C. . (2023). UMA VISÃO MARXISTA PERANTE A AMÉRICA ESPANHOLA DO SÉCULO XIX: UMA CRÍTICA A LEITURA DE MARX PERANTE SIMON BOLÍVAR. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(28), 24–26. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61740