ARISTOCRACIA ESPANHOLA PELA ÓTICA DA DÉCADENCE

Autores

  • Gabriel Ramires S. S. Augusti PUC-SP

Resumo

Constituída no final do século XV, a Espanha enfrentou duas grandes mudanças drásticas, a unificação de seu território na região ibérica e sua chegada ás américas em 1492. Os conceitos originados, numa narrativa posterior aos fatos, demonstram que o esplendor, é na realidade a décadence, compõe um imaginário saudoso de um passado distante, no qual seria glorioso, se não fosse igualmente trágico e lamentável.

Retomando á questões morais e trazendo em evidência o “nascimento da tragédia”, este artigo vai trabalhar conceitos de Nietzsche no trecho do Capítulo: Centralização Monárquica: Antinomia entre o “Político” e o “Econômico” de Yvone Dias Avelino no livro “Mercadores-banqueiros na conjuntura comercial da América dos Áustrias”, compondo assim, categorias de análises sobre a Aristocracia espanhola. 

Biografia do Autor

Gabriel Ramires S. S. Augusti, PUC-SP

Graduando em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Augusti, G. R. S. S. (2023). ARISTOCRACIA ESPANHOLA PELA ÓTICA DA DÉCADENCE. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(28), 69–73. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61765