Estudos Clássicos no extremo oriente americano

Entrevista com o Prof. Milton Marques Júnior, fundador do Curso de Letras Clássicas da UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1.2024e66961

Biografia do Autor

Milton Marques Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Letras, em Literatura Brasileira, Portuguesa e Comparada. Atualmente, coordena o GREC - Grupo de Estudos Clássicos e Literários -, com produção na área das Literaturas Grega e Latina, e Literatura Comparada.

Rafael Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor de Literatura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Aracati, com bacharelado em Grego Antigo e licenciatura em Português-Francês pela Faculdade de Letras (UFMG), além de mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (FALE-UFMG). Pós-doutorado concluído sob a supervisão do Prof. Nabil Araújo (UERJ). Seus interesses vão da Literatura à Filosofia e à História (Antigas e Contemporâneas), além de teoria e prática da Tradução, Teatro e Educação. Elaborou a monografia 'Uma poética de Platão', a dissertação 'Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática' e a tese 'O Evangelho de Homero: Por uma outra história dos Estudos Clássicos'. Na FALE-UFMG, atuou como professor voluntário do Apoio Pedagógico (2016-2021), co-organizador do Seminário do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM) (2017-2021) e professor substituto de Grego Antigo (2019). Entre 2018 e 2021, foi editor da 'Em Tese', revista discente de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. Além de artigos e capítulos, tem livros sobre diversos temas de suas áreas de interesse, com destaque para 'Origens do drama clássico na Grécia Antiga' (Edições Loyola, 2022) e, em coautoria, 'Ser Clássico no Brasil: Apropriações literárias no Modernismo e Pós' (Editora da Universidade de Coimbra, 2022). 

Wesley Rennyer Martins Rabelo Porto, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2016) - período no qual realizou Estágio Internacional de Investigação de Mestrado no Instituto de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires. Bacharel (2013) e Licenciado (2015) em Filosofia pela UFPB, onde também graduou-se em Letras Clássicas (2023), com habilitação em Grego e Latim. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Helenística, atuando principalmente nas seguintes temáticas: ceticismo filosófico grego, sofística e pré-socráticos. No âmbito dos Estudos Clássicos, além do trabalho de tradução de textos filosóficos em grego e latim, tem por principal interesse a pesquisa sobre Literatura Helenística, em particular sobre poesia satírica e epigramática. Membro fundador do GFGG (Grupo de Filosofia Greco-Germânica), cujo trabalho central consiste na publicação anual (em livro) da coleção Entre o Alvorecer Antigo e o Crepúsculo Moderno.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Marques Júnior, M., Silva, R. ., & Porto, W. R. M. R. (2024). Estudos Clássicos no extremo oriente americano: Entrevista com o Prof. Milton Marques Júnior, fundador do Curso de Letras Clássicas da UFPB. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 1(31), e66961. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1.2024e66961