A fusão de música e imagem na obra de Dorival Caymmi
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e68938Mots-clés :
Caymmi, Bahia, Imagens, Paisagens sonorasRésumé
O cantor e compositor Dorival Caymmi (1914-2008) revelava que sua forma de compor as canções era semelhante à criação de uma pintura. Inicialmente vinha a ideia, que amadurecia lentamente até tomar a forma final. É possível perceber a música de Caymmi sob esse plano, e o ouvinte é conduzido a uma profusão de imagens de referências culturais da Bahia. Ao descrever lugares, narrar fatos da realidade ou do ilusório, há uma recorrente presença de elementos imagéticos em grande parte de suas canções. Por meio da pesquisa bibliográfica, análise das letras e audição do repertório do autor, foi possível estabelecer essa correlação de música e pintura, sons e imagens se entrelaçando com singularidade na poética caymmiana. Portanto, para além do aspecto estético e contemplativo, há um viés do legado inventivo que inseriu representações da Bahia, por meio de paisagens sonoras, trazidas por Dorival Caymmi a partir da sua história e memória.
Références
ANDRADE, O. Serafim Ponte Grande. 3. ed. São Paulo: Globo, 1992.
BARBOZA, M; ALENCAR, V. Caymmi: som, imagem, magia. Rio de Janeiro: Fundação Emílio Odebrecht, 1985.
CARVALHO, M. Caymmianos: personagens das canções de Dorival Caymmi. Salvador, Eduneb, 2015.
CAVALCANTI, C. Como entender a pintura moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
CAYMMI, D. Cancioneiro da Bahia. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1978.
CAYMMI, S. Dorival Caymmi: o mar e o tempo. São Paulo: Ed. 34, 2001.
CAYMMI, S. O que é que a baiana tem? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
FRANCASTEL, P. A realidade figurativa. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
GANDON, T. A voz de Itapuã. Salvador: Edufba, 2018
MACEDO, K. O cinema brasileiro, Hollywood e a política da boa vizinhança da década de 1930: um panorama para Carmen Miranda. Revista Da Pesquisa. Vol. 6, Nº 8. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13996. Acesso em 25 set, 2024
NEGREIROS, F. Abrindo caminhos: iniciação à história da música e sua relação com outras artes. Rio de Janeiro: Graphus, 2000a.
NEGREIROS, F. O olho dentro da orelha. A Tarde, Salvador, 30 set. 2000b. Caderno Cultural, p. 6-7.
RAMOS, E. Música, pinturas e palavras: o processo criativo interartístico e intersemiótico na obra de Dorival Caymmi. 2022.107f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Uberlândia-MG, 2022. Disponível em:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35330. Aceso em: 01 out. 2024.
RISÉRIO, A. Caymmi: uma utopia de lugar. São Paulo: Perspectiva, 1993.
SODRÉ, M. Samba, o dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
TABORDA, F. A imagem do som de Dorival Caymmi. Rio de Janeiro: Globo, 2006.
UM CERTO Dorival Caymmi. Direção: Aluísio Didier. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999. 1 DVD.
VERGER, P. Retratos da Bahia. 4. ed. Salvador: Corrupio, 2005.
VELOSO, C; DINIZ, J. et. al. Acontece que ele é baiano. Rio de Janeiro: Repsol Sinopec/19 Design e Editora, 2013.
VIANNA, H. A Bahia já foi assim: crônicas de costumes. 3. ed. Salvador: Edufba, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Alberto Freire Nascimento 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

