Escola-Fazenda na periferia paulistana

Uma história de mudança de paisagem urbana e reformulação de um ideário educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.34.2025e68980

Palavras-chave:

Capão Redondo, ideário educacional, paisagem urbana, tensão campo-cidade, UNASP

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar a expansão rápida e desordenada da cidade de São Paulo com as transformações de uma escola-fazenda fundada em 1915, no atual bairro do Capão Redondo, para formar a liderança nativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no Brasil. No caso do entorno do UNASP, a roça virou favela e a periferia paulistana bateu à porta. Por isso, nos anos 1980, quando dois terços da antiga fazenda da instituição foram desapropriados, a IASD teve que lidar com o dilema de fechar o UNASP ou reformular sua proposta educacional, historicamente atravessada por uma tensão campo-cidade. A metodologia desta pesquisa consiste na revisão bibliográfica existente e na análise documental de fontes primárias pertencentes à subprefeitura de Campo Limpo e ao Centro de Memória do UNASP.

Biografia do Autor

Gabriela Borges Abraços, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP)

Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo, e desenvolve estudos sobre a Crítica de arte, História da Arte e a psicologia da forma.Cursou um doutorado sanduíche com bolsa PDSE- CAPES na EHESS-École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, França.Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo . Atua como docente no Ensino Superior no curso de Arquitetura e Urbanismo -UNASP-SP e Pedagogia (Universidade Adventista de São Paulo). É Historiadora e pesquisadora do Centro de Memória do UNASP-SP. Leciona aulas particulares de idiomas (Espanhol e Francês)É membro da ABCA- Associação Brasileira de Críticos de Arte; e da AICA- Association Internationale des critiques d'Art- AICA, órgão da UNESCO. Atua como pesquisadora no Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte da ECA/USP. Integra a equipe de pesquisa no Projeto temático do CNPQ- "Recepção Estética em Museus" liderado pela Profa Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves. Coordena o grupo de Pesquisa LEHME-Laboratório de Estudos Históricos e de Memória da Universidade Adventista de São Paulo.Tem experiência na área de História da Arte, História da Arquitetura, Crítica de arte, História, psicologia da forma com ênfase em práticas pedagógicas de ensino e pesquisa.

Emily Bertazzo, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Produtora e gestora cultural graduada em Relações Internacionais, atua em projetos nas áreas da memória e patrimônio. Foi a Responsável pelo Projeto de Implantação do Centro de Memória UNASP São Paulo (2016-2019) e é a atual coordenadora do museu inaugurado em maio de 2019. Desde 2019 participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos da História e Memória do UNASP - LEHME. É autora do livro ''Unasp Gourmet: Receitas Inesquecíveis da Doce Vida na Colina'', que resgata a cultura gastronômica do UNASP (2017). Foi Produtora Cultural do Centenário do UNASP São Paulo para os 100 eventos e produtos comemorativos em 2015. Atuou como professora de flauta transversal e musicalização infantil na Academia Adventista de Arte entre 2011 e 2016

Wendel Thomaz Lima, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP)

Doutorando em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2024). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2020). Pós-graduado em Missão Urbana pela Faculdade Teológica Sul-Americana (2021), e em Docência Universitária (2008) e Missiologia (2015) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (2005) e Teologia (2007) pelo UNASP. É membro dos grupos de pesquisa Pentecostalismos e Protestantismos (GEPP) e Religião e Cidades da PUC-SP. Lidera o grupo de pesquisa Adventismo e Cidades do UNASP. De maio de 2009 a janeiro de 2022 trabalhou na Casa Publicadora Brasileira (CPB), editora da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, como editor de revistas e livros. De fevereiro de 2022 a julho de 2024 trabalhou como Pró-Reitor de Desenvolvimento Espiritual do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), período em que coordenou o Núcleo de Ensino Religioso (NER) e os Núcleos de Missões dessa instituição quadricampi. Atualmente, é professor de ensino religioso para cursos de graduação do UNASP, nas modalidades presencial e EAD, e leciona como professor colaborador na Faculdade Adventista de Teologia. Trabalha também como editor de livros na Unaspress, editora do UNASP. Tem interesse de pesquisa acadêmica sobre adventismo, estudos urbanos, imigrações, memória religiosa, secularização e missiologia.

Referências

ABRAÇOS, Gabriela Borges. Se os edifícios falassem: memória e história na preservação do patrimônio edificado do UNASP campus São Paulo. In: MENSLIN, Douglas; BERTAZZO, Emily; RIBEIRO, Francisco Carlos; ABRAÇOS, Gabriela (org.). UNASP no tempo: Histórias, tradições e transformações. 1. ed. São Paulo: Unaspress, 2021. cap. 6, p. 111-128. ISBN 978-65-89185-45-1.

ANTOINE, Seraphin; BLEDL, Friedrich; CATTOS, Vinícius; CHECA, Andres;HYPPOLITO Mariana. Exercício de Leitura Urbana Capão Redondo. Atividade proposta pela disciplina da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- AUP 0575 Instrumentos de intervenção urbanística em assentamentos precários: plano, programa e projeto. São Paulo, 1º semestre de 2020. P. 6. In: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5455928/mod_resource/content/1/Grupo%207.pdfAcesso em 20 de outubro de 2024.

ASHWORTH, Warren Sidney, “Sutherland, Edward Alexander”, em FORTIN, Denis e MOON, Jerry, Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí (SP): CPB, 2018, p. 573.

BUTLER, G. I. Rural Versus City Life. Adventist Review & Herald, Battle Creek, Michigan. January 7, 1890. Disponível em:https://documents.adventistarchives.org/Periodicals/RH/RH18900107-V67-01.pdf#search=%22Rural%20Versus%20City%20Life%22. Acessoem: 16 out. 2024.

CHISM, Ashlee, “Adventists and the City / Country Living”, em Encyclopedia of Seventh-day Adventists, publicado em 3 de janeiro de 2024. Disponível em: https://encyclopedia.adventist.org/article?id=BFN4. Acessado em 2 de novembro de 2024.

DITTES, Albert, “Madison Institutions”, em Encyclopedia of Seventh-day Adventists, publicado em 24 de setembro de 2020. Disponível em: https://encyclopedia.adventist.org/article?id=B9Q9. Acessado em 2 de novembro de 2024.

DOUGLASS, Herbert E., “Educação Adventista, Papel de Ellen G. White na”, em FORTIN, Denis, e MOON, Jerry. Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí (SP): 2018, p. 854-856.

FOLLIS, Rodrigo. Memória, Mídia e Transmissão Religiosa: Estudo de Caso da Revista Adventista (1906-2010). Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Umesp: São Bernardo do Campo (SP), 2017.

FORTIN, Denis. “Vida no campo”, em FORTIN, Denis e MOON, Jerry, Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí (SP): CPB, 2018, p. 1.361 e 1.362.

HERVIEU-LÉGER, Danièle. “Maurice Halbwachs (1877-1945)”, em HERVIEU-LÉGER, Danièle e WILLAIME, Jean-Paul. Sociologia e Religião. Aparecida (SP): Ideias e Letras, 2009, p. 215-254.

HOSOKAWA, Elder. Da Colina, “Rumo ao Mar”: Colégio Adventista Brasileiro Santo Amaro 1915-1947. Orientador: Dr. Augustin Wernet. 1999. 232 p. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

KEPPKE, R. S., Oliveira, R. P. C. de., & Doerner, C. D. O campus e a cidade: memórias e reflexões do Centro Universitário Adventista De São Paulo no Capão Redondo. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, São Paulo (SP), p. 2–36, 2022. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1n27.2022.59237

KNIGHT, George R. “Harbor Springs, Michigan”, em FORTIN, Denis e MOON, Jerry, Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí, SP: CPB, 2018, p. 961-962.

KNIGHT, George R. Adventismo: Origem e Impacto do Movimento Milerita. Tatuí (SP): CPB, 2016.

KNIGHT, George R. Another Look at City Mission. Adventist Review, dezembro de 2001. Disponível em: http://archives.adventistreview.org/2001-1549/story2.html. Acesso em: 19 fev. 2018.

KNIGHT, George R. Mitos na Educação Adventista: um estudo interpretativo da educação nos escritos de Ellen G. White. Engenheiro Coelho (SP): Unaspress, 2010.

KNIGHT, George R. Uma Igreja Mundial: Breve História dos Adventistas do Sétimo Dia. Tatuí (SP): CPB, 2000.

KORNIEJCZUK, R. B. Stages of deliberateteacherintegration of faith and learning: the development and empiricalvalidation of a model for Christian education. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Andrews (EUA), 1994. Disponível em: https://digitalcommons.andrews.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1497&context=dissertations. Acessado em 17 de abril de 2024.

KRAUSE, Gary David. Seeking the Shalom:AWholistic Approach to Adventist Urban Mission in the United States DrawingonEllenWhite’s “Centres of Influence” Concept.Tese (Doutorado em História e Filosofia) na Universidade de Queensland, na Austrália, 2020.

LIA, Giovanna. SILVESTRE, Jayne. RODRIGUES, Joana. Estudo Físico Urbanístico: Distrito do Capão Redondo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020.

LIMA, Wendel Thomaz. A Tensão Campo-Cidade no Adventismo Brasileiro: Mudança no Discurso Institucional e Reinterpretação de uma Tradição Religiosa. Dissertação de mestrado em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP): São Bernardo do Campo, 2020, 139p.

LIPKE, John. Nosso Seminário. Revista Mensal: Órgão da Igreja Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia, Estação de São Bernardo, SP, v. 11, n. 7, p. 1, jul. 1916. Disponível em: https://acervo.cpb.com.br/ra. Acesso em: 1 fev. 2023.

McEDWARD, Richard e TRIM, David J. B. “Reaching the World’s 500 LargestCities: A Demographic and StatisticalAnalysis”, em Journal of Adventist Mission Studies, v. 10 [2014], nº 2, p. 1-20.

MENSLIN, Douglas. “Educação adventista: 150 anos de um projeto missional a uma rede de ensino”, em Docent Discunt, Engenheiro Coelho (SP), v. 4, p. e01598, 2023. https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v4.n1.pe01598. Acessado em 2 de novembro de 2024.

MONTE, Sahlin. Mission in Metropolis: The Adventist Movement in anUrban World. Lincoln, Nebraska (EUA): Center for CreativeMinistry, 2007.

MOON, Jerry, “Educação Vocacional”, em FORTIN, Denis, e MOON, Jerry. Enciclopédia Ellen G. White. Tatuí (SP): 2018, p. 858 e 859.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Decreto nº 18.891, de 21 de julho de 1983. Mário Covas, Prefeito. DECLARAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, IMÓVEL SITUADO NO 29º SUBDISTRITO - SANTO AMARO, NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES, São Paulo, 21 jul. 1983. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/saopaulo/decreto/1983/1890/18891/decreto-n-18891-1983-declara-de-interesse-social-para-finsde-desapropriacao-imovel-situado-no-29-subdistrito-santo-amaro-necessario-a-construcao-decasas-populares?q=DECRETO%20N%BA%2018.891. Acesso em: 10 abr. 2024.

RIVERA, Dario Paulo Barrera. “Linguagem, memória e religião no pensamento de Maurice Halbwachs”, em Horizonte, Belo Horizonte (MG), v. 16, n. 51, p. 1.177-1.196, set./dez. 2018.

RIVERA, Dario Paulo Barrera.Tradição, transmissão e emoção religiosa: Sociologia do Protestantismo Contemporâneo na América Latina. São Paulo (SP): Olho d’Água: 2010.

SANTOS, Eduardo Cavalcante Oliveira. Internatos Adventistas no Brasil em Questão: Os discursos de permanência da filosofia e das práticas educacionais e os indicativos de ocorrência de atualização na condição pós-moderna. Mestrado em Ciência da Religião. São Paulo: PUC-SP, 2016.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec. São Paulo 1988.

SCHÜNEMANN, H. E. S. Internatos Adventistas: A transposição de um modelo estadunidense de educação. UFOP. Ouro Preto, MG: CEHILA, 2008.

STENCEL, Renato. História da Educação Superior Adventista: Brasil, 1969-1999. Orientador: Dr. Elias Boaventura. 2006. 325 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2006.

SUTHERLAND, Edward A. Estudos em Educação Cristã. Engenheiro Coelho (SP): Editora dos Pioneiros, 2024.

TRESPACH, Rodrigo. 1824. São Paulo: Ed. Leya, 2020.

WHITE, Ellen G. Educação. Tatuí (SP): CPB, 2001.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Abraços, G. B., Bertazzo, E. K., & Lima, W. T. (2025). Escola-Fazenda na periferia paulistana: Uma história de mudança de paisagem urbana e reformulação de um ideário educacional. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (34), e68980. https://doi.org/10.23925/2176-4174.34.2025e68980