Revisão de literatura em construção sobre as lideranças femininas e identidades étnicas das comunidades quilombolas da Bahia
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e69593Mots-clés :
Comunidade Quilombola, Liderança Feminina, Identidade ÉtnicaRésumé
O artigo analisa a intersecção entre comunidade quilombola, liderança feminina e identidade étnica, focando no papel das mulheres na preservação cultural. Utilizando uma revisão de literatura de seis dissertações na Bahia, a pesquisa ressalta a importância da liderança feminina para a autonomia e resistência cultural dos quilombolas. As mulheres são fundamentais na mobilização social e na defesa de direitos, fortalecendo a identidade étnica e promovendo práticas de sustentabilidade e empoderamento. Os resultados mostram que valorizar experiências e saberes femininos é vital para a preservação da cultura quilombola e a construção de uma sociedade mais justa. O estudo conclui enfatizando a necessidade de incluir vozes femininas nos processos decisórios, evidenciando que a liderança das mulheres é essencial para a continuidade e fortalecimento das comunidades quilombolas. Assim, o papel das líderes femininas se revela não apenas em termos de identidade, mas também em impacto social e ambiental positivo.
Références
ALVES, T. A. (2019). Pesquisa Qualitativa: teórico e sua aplicação. São Paulo: Editora Contexto.
ANDRADE, Maristela de Paula. Conflitos agrários e memória de mulheres camponesas. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v.15, n.2, p. 455-451, 2007.
ANJOS, Rafael ‘Sanzio Araújo dos. Territórios das Comunidades Remanescentes de Antigos Quilombos no Brasil: Primeira Configuração Espacial. 2 ed. Brasília: Mapas Editora & Consultoria. 2000.
BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.
CARVALHO, José Jorge de (Org.). O Quilombo Rio das Rãs: Histórias, Tradições, Lutas. Salvador: EDUFBA. 1996.
DA SILVA MARTINS, Hélen Barcellos. COORDENAÇÃO NACIONAL DE ARTICULAÇÃO DE QUILOMBOS–CONAQ: ATORES SOCIAIS E SUAS FORMAS DE CAPITAIS. Revista Desenvolvimento Social, v. 13, n. 3, p. 71-85, 2014.
DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS, IFBA Diretoria; ESTUDANTIS, Assuntos; SANTANA, João Rodrigo Araújo. Quilombolas na Bahia, lutas e resistências. 2023.
FERREIRA, Carla Silva et al. Políticas públicas, gênero e raça: a experiência das mulheres negras quilombolas da comunidade de Várzea Queimada na Bahia. 2022.
GIL, A. C. (2009). Método de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas.
GUALBERTO, Ana Emília Martins. Identidades e direitos-mulheres lideranças dos quilombos de Barroso e Jetimana, Camamu/BA. 2019.
Guimarães, J. (2019). Os Quilombos de um Novo Tempo: Cultura e Resistência na Bahia. São Paulo: Editora XYZ.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. (2011). Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas.
LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ciência da Informação, v. 31, p. 60-71, 2002.
MIRANDA, Carmélia A. S. Luta, sobrevivência e cotidiano das mulheres quilombolas de Tijuaçú/BA. Prêmio Margarida Alves: II Coletânea sobre estudos rurais / 120 Ellen F. Woortmann, Adriana L Lopes, Andréa Britto, Caroline Molina (Org.). Brasília: MDA, 2007.
OLIVEIRA, Simone Barros. Mulheres Quilombolas e o Acesso aos Direitos de Cidadania: Desafios para as Políticas Públicas. Relatório de Pós-Doutorado em Serviço Social, PUCRS: Porto Alegre, 2018.
PEREIRA, T. (2020). Liderança Feminina e Políticas Públicas nas Comunidades Quilombolas da Bahia. Florianópolis: Editora GHI.
RIBEIRO, R. (2014). Comunidades Quilombolas: Um Olhar Sobre a Identidade e a Memória. Salvador: Editora ABC.
SANTOS, Cledineia Carvalho. Comunidade Quilombola Nova Esperança: a mulher na construção da identidade étnica. 2018.
SANTOS, M. (2016). Mulheres Quilombolas: Vozes da Resistência e da Reconstrução. Recife: Editora DEF.
SAMPAIO, Adriana Cardoso. Mulheres Griôs: Um estudo etnográfico sobre identidades étnicas e de gênero no Quilombo Urbano Barro Preto em Jequé-Ba. 2017. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado) Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Jequié.
SACRAMENTO, Elionice Conceição. Da diáspora negra ao território de terra e águas: ancestralidade e protagonismo de mulheres na Comunidade Pesqueira e Quilombola Conceição de Salinas-BA. Editora Appris, 2022.
XAVIER, Girleide da Silva. Mulheres do Quilombo: Identidade Étnica, Gênero e Educação na Comunidade Porto dos Cavalos–Ilha de Maré/Bahia. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cristiane Dias da Silva Froes, Ana Angélica 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.

