O arquétipo do labirinto no mito de Teseu
Uma análise do mitologema para a formação da subjetividade leitora
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-4174.34.2025e72672Mots-clés :
Arquétipo, Labirinto, Leitor, Mito, TeseuRésumé
O mito de Teseu e o confronto contra o Minotauro não apenas evidenciam a jornada arquetípica dos heróis, mas também ressaltam o valor significativo do mitologema do labirinto. Posto isso, o presente trabalho objetiva analisar o labirinto no mito de Teseu, considerando sua relação com a subjetividade leitora. O acervo teórico decorre das contribuições sobre mitologia e mitos de Araújo, Chaves e Ribeiro (2013), Brandão (2015), Campbell (2007) e Eliade (2018; 2019); além disso, destaca-se o referencial teórico referente ao ensino de literatura de Candido (1999; 2011), Petit (2008) e Rouxel e Langlade (2013). A abordagem utilizada é de natureza qualitativa, com a análise do labirinto no mito e as relações desse arquétipo com a formação da subjetividade dos leitores. Os resultados evidenciam que o labirinto representa o aprofundamento espiritual de cada sujeito, ressignificando a compreensão dos leitores sobre o processo de leitura, processo esse de busca, de peregrinação e de encantamento.
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