O arquétipo do labirinto no mito de Teseu

Uma análise do mitologema para a formação da subjetividade leitora

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-4174.34.2025e72672

Mots-clés :

Arquétipo, Labirinto, Leitor, Mito, Teseu

Résumé

O mito de Teseu e o confronto contra o Minotauro não apenas evidenciam a jornada arquetípica dos heróis, mas também ressaltam o valor significativo do mitologema do labirinto. Posto isso, o presente trabalho objetiva analisar o labirinto no mito de Teseu, considerando sua relação com a subjetividade leitora. O acervo teórico decorre das contribuições sobre mitologia e mitos de Araújo, Chaves e Ribeiro (2013), Brandão (2015), Campbell (2007) e Eliade (2018; 2019); além disso, destaca-se o referencial teórico referente ao ensino de literatura de Candido (1999; 2011), Petit (2008) e Rouxel e Langlade (2013). A abordagem utilizada é de natureza qualitativa, com a análise do labirinto no mito e as relações desse arquétipo com a formação da subjetividade dos leitores. Os resultados evidenciam que o labirinto representa o aprofundamento espiritual de cada sujeito, ressignificando a compreensão dos leitores sobre o processo de leitura, processo esse de busca, de peregrinação e de encantamento.

Bibliographies de l'auteur-e

Vinícius Ryan de Sousa Montenegro, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou do Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa (2022) e do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) pela UFCG. Possui interesse de pesquisa nos Estudos Literários, com especial enfoque no ensino de literatura e na formação de leitores envolvendo narrativas mitológicas. Também se interessa por pesquisas envolvendo Game Studies dentro do ambiente educativo. Membro do Grupo de Estudos Transculturais Geek (GEKAIS). Um dos organizadores do evento VEGAXP, cuja proposta é unir a cultura geek ao ensino em suas mais variadas formas.

Viviane Moraes de Caldas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa de Estudos Clássicos, com estágio doutoral como Pesquisadora Visitante, no Instituto de Filologia Clássica da Universidade de Viena (Áustria). Mestre em Letras (Linguagem e Ensino) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2011) e Letras/Francês e Literatura Francesa (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem formação na área de Letras Clássicas (Latinum e Graecum) pela Friedrich-Schiller-Universität (Jena, Alemanha). Leitora Especialista (2009-2011) da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (São Paulo). Atualmente é professora adjunta de Língua Latina, na Universidade Federal de Campina Grande, tendo como áreas de interesse e pesquisa o ensino de Literatura Clássica greco-romana, o estoicismo senequiano, a tragédia latina, o feminino, e a violência contra a mulher. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq 'Mitos, Mulheres e Deusas' (MiMuDe).

Références

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Publié-e

2025-08-04

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Montenegro, V. R. de S., & Caldas, V. M. de. (2025). O arquétipo do labirinto no mito de Teseu: Uma análise do mitologema para a formação da subjetividade leitora. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (34), e72672. https://doi.org/10.23925/2176-4174.34.2025e72672