“Bottons”
Drbates sobre feminismo e sexualidade na comédia Geração Z
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72935Palavras-chave:
Feminismo, Filme, Geração Z, BottomsResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme “Bottoms”, que conta a história de PJ e Josie, duas jovens lésbicas que decidem criar um clube de defesa pessoal para conseguirem ter suas primeiras experiências sexuais com líderes de torcida. Para isso, dialogamos com referências do filme, seus diálogos e acontecimentos com as teorias de gênero e sexualidade, investigando como a obra retrata o feminismo com suas personagens pertencentes a Geração Z. Demonstra-se como Bottoms levanta pautas feministas por meio de piadas e referências culturais, ao mesmo tempo que critica estereótipos de gênero, com personagens complexas e fora da lógica do olhar masculino (Kaplan, 1995).
Referências
BANET-WEISER, S. Empowered: popular feminism and popular misogyny. Durham: Duke University Press, 2018.
CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013.
DE LAURETIS, Teresa De. Technologies of Gender. Essays on Theory, Film, and Fiction.Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, 1987.
GALLO NETTO, Tchéri. As narrativas fomentadas pela Capazes e Mulher Século XXI em ambiente online e o impacto na Geração Z: um estudo de caso. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.8/5267. Acesso em: 04 ago. 2024.
GARCIA, Carla Cristina. Breve história do feminismo. 4. ed. São Paulo: Editora Claridade, 2015.
KAPLAN, Ann E. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1995.
KING, Claire Sisco. It Cuts Both Ways: Fight Club, Masculinity, and Abject Hegemony. Communication and Critical/Cultural Studies, v. 6, n. 4, p. 366-385, 2009. DOI: 10.1080/14791420903335135.
LEAL, Tatiane. O sentimento que nos faz irmãs: construções discursivas da sororidade em mídias sociais. Revista Eco-Pós, v. 23, n. 3, p. 1-XX, 2020. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/. Acesso em: 06 ago. 2024. DOI: 10.29146/eco-pos.v23i3.27601.
LEMOS, Bárbara Torisu. O olhar dominante no filme Meninas Malvadas. Revista Temática, v. 16, n. 08, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54532. Acesso em: 3 ago. 2024.
LORDE, Audre [et al.]. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Organização de Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 14-36.
MARTIN, Syd. But I'm a Cheerleader: Queer in Content and Production. Cinesthesia, v. 8, n. 1, art. 1, 2018. Disponível em: https://scholarworks.gvsu.edu/cine/vol8/iss1/1.
SCOTT, Joan. Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press, 1989.
Seligman, Emma. Bottoms’ Director Emma Seligman On The Joy Of Making A Film DEADLINE. “With Gay Characters Being Gay” But “That Not Having To Be The Plot” – Contenders Film L.A. Disponível em: https://deadline.com/2023/11/bottoms-rachel-sennott-director-emma-seligman-interview-1235618161/. Acesso em: 05 ago. 2024.
SPYROU, Spyros; ROSEN, Rachel; COOK, Daniel Thomas (ed.). Reimagining childhood studies. London; New York: Bloomsbury Academic, 2019.
TAKAZAKI, Silmara. Lésbicas no Cinema: Representatividade e Estereótipos. In: Congreso Internacional de Investigación en Comunicación e Información Digital, 8., 2019, Zaragoza. Anais... Zaragoza, 2019.
TAPSCOTT, Don. Geração Digital: crescente e irreversível ascensão da Geração Net. Tradução de Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Makron Books, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Campos, Telma Amaral Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

