Tuyabaé Cuaá: a sabedoria dos antigos pajés

Autores

  • Marlise Borges

Palavras-chave:

Tuyabaé Cuaá, Memória, Mestiçagem, Multiconfluências

Resumo

Este artigo procurou fazer uma análise do processo de criação e recriação na obra de arte verbo-sonora “Tuyabaé Cuaá” (A Sabedoria dos Antigos Pajés), de autoria do compositor e escritor paraense Walter Freitas, uma obra que repercute a amazonidade e o conhecimento fundamental desta cultura. Teve como objetivo observar o processo de tradução cultural e as mesclas transformadoras, apontando o novo conjunto que se intercomunica, a partir de caminhos, pressupostos e veículos de uma obra de arte complexa.  Sobre noções de memória e mestiçagem, foram utilizados pensamentos de autores como Jerusa Pires Ferreira e Amálio Pinheiro e de teóricos como Jésus Martín-Barbero e Serge Gruzinski, que pensam a mestiçagem e as relações entre comunicação e cultura na América Latina como um lugar de multiconfluências de elementos diversos.

Biografia do Autor

Marlise Borges

Marlise Borges é doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve pesquisa em Comunicação e Cultura.

Downloads

Como Citar

Borges, M. (2012). Tuyabaé Cuaá: a sabedoria dos antigos pajés. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9558