A Morte como rememoração no afeto.
Análise fenomenológica da morte do Papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i34.72879Palavras-chave:
fenomenologia hermenêutica, fenômeno, morte, Papa FranciscoResumo
Objetiva-se neste artigo analisar fenomenologicamente a morte do Papa Francisco como fenômeno de rememoração no afeto. Esse objetivo é justificável em três aspectos. O primeiro refere-se à fenomenologia hermenêutica heideggeriana, por possibilitar pensar a morte como um fenômeno de experiência fática de vida em que as possibilidades encerradas estão antecipadas na própria vida. Por isso, a morte é um fenômeno denotativo de vida vivida, de experiência de facticidade vital, de significação de sentido de vida. O segundo aspecto corresponde à morte do Papa Francisco como fenômeno concebido como manifestação pessoal, com repercussão social, midiática e eclesial, que explicitaram lágrimas, lamentações, agradecimentos e prospectivas. O terceiro aspecto corresponde ao significado da morte de um Papa que, fenomenologicamente, era um projeto de vida para a igreja católica e para a humanidade. Para atingir esse objetivo, apresentar-se-á a fenomenologia hermenêutica heideggeriana em sua estrutura fundamental, a fim de clarificar o tipo de análise a ser feita sobre a morte do Papa Francisco. Em seguida, analisar-se-á fenomenologicamente a morte do Papa Francisco e suas repercussões supracitadas, trazendo à tona o impacto significativo dessa morte. Ao final, será apresentado o significado da morte de Francisco como um projeto de vida para a igreja católica e para a humanidade, em que será utilizada a generalização fenomenológica como elemento de compreensão desse significado.
Palavras-chave: fenomenologia hermenêutica, fenômeno, morte, Papa Francisco.
Referências
BORGES DUARTE, I. Cuidado e Afectividade: em Heidegger e na análise existencial fenomenológica. Rio de Janeiro: PUC-Rio – NAU editora, 2021.
FRANCISCO, PP. Bênção Apostólica “Urbi et Orbi”. Primeira saudação do Papa Francisco aos 13 de março de 2013a, in https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/march/documents/papa-francesco_20130313_benedizione-urbi-et-orbi.html, acesso aos 30/07/2025.
FRANCISCO, PP. C’est la Confiance. Sobre a confiança no amor misericordioso de Deus. São Paulo: Paulus, 2023.
FRANCISCO, PP. Carta Encíclica Dilexti Nos. Sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus. São Paulo: Paulus, 2024.
FRANCISCO, PP. Carta Encíclica Fratelli Tutti. Sobre a Fraternidade a Amizade Social. São Paulo: Paulus, 2020.
FRANCISCO, PP. Carta Encíclica Laudato Sì’. Louvado sejas. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.
FRANCISCO, PP. Comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos. Discurso do Santo Padre, o Papa Francisco. Aos 17 de outubro de 2015ª, in https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html, acesso aos 30/07/2025.
FRANCISCO, PP. Esperança. A Autobiografia. São Paulo: Editora Schwarcz, 2025.
FRANCISCO, PP. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A Alegria do Evangelho. Sobreo anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2013.
FRANCISCO, PP.; TORNIELLI, A. O nome de Deus é misericórdia. São Paulo: Planeta, 2016.
GONÇALVES, P.S.L. Epistemologia Teológica Libertadora: conceitos e debate, in Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. XXIV, n. 66, p. 581-602, 2020.
GONÇALVES, P.S.L. Igreja e Missão no contexto de pós-modernidade, in Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. XXII, n. 59, p. 363-389, 2018.
HEIDEGGER, M. O meu caminho na Fenomenologia. Covilhã: Lusofia, 2009.
HEIDEGGER, M. Ontologie. Hermeneutik der Faktizität. Gemsamtausgabe 63. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermann, 1982.
HEIDEGGER, M. Phänomenologie des Religösen Lebens. Gesamtausgabe 60. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
HEIDEGGER, M. Phänomenologische Interpretationen zu Aristoteles. Einführung in die Phänomenologische Forschung. Gesamtaausgabe 61. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermann, 1985
HEIDEGGER, M. Sein und Zeit. Gesamtausgabe 2. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermann, 1976.
LABOISSIÈRE, P. Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória, in https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-04/papa-francisco-morre-aos-88-anos-conheca-trajetoria-pontifice, acesso aos 30/07/2025.
MIATO, B. Papa Francisco rezou na praça São Pedro vazia na pandemia, in https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/21/papa-francisco-rezou-pela-humanidade-em-praca-sao-pedro-vazia-na-pandemia-relembre.ghtml, acesso aos 30/07/2025.
MIRANDA, M.F. A reforma de Francisco. Fundamentos Teológicos. São Paulo: Paulinas, 2017.
PASSOS, J.D. O pontificado do Papa Francisco. Entre a preservação e a conservação. São Paulo: Paulinas, 2025.
RAHNER, K. Curso Fundamental da Fé. São Paulo: Paulinas, 1989.
RICOEUR, P. Autrement. Lecture d’Autrement qu’etre ou au-delà de l’essence d’Emmanuel Lévinas. Paris: Presses Universitiares de France, 1997.
SCAMPARINI, I. Ilze Scamparini relembra quando fez a pergunta ao Papa Francisco sobre Gays, in https://www.youtube.com/watch?v=DTshNnKRyLI, acesso aos 30/07/2025.
SCANNONE, J.C. Nuevo punto de partida de la filosofia latino-americana. Buenos Aires: Guadalupe, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Cultura Teológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.