Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários

Eliane Gouvêa Lousada, Mariana Casemiro Barioni, Jaci Brasil Tonelli

Resumo


Neste artigo, temos por objetivo apresentar o modelo didático do gênero textual artigo cientíco em francês para, em seguida, mostrar uma sequência didática elaborada para ensinar a produzir esse gênero assim como reexões sobre sua aplicação. Para desenvolver as atividades, apoiamo-nos nos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1999/2003; Schneuwly e Dolz 2004), que tem como base os escritos de Vigotski (1997,1998). O modelo didático e a sequência foram produzidos como parte de uma experiência piloto promovida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da universidade que visava ao ensino da produção de artigos cientícos em língua francesa para alunos da Graduação em Letras.


Palavras-chave


Artigo científico; Interacionismo Sociodiscursivo; Letramento acadêmico; Francês como língua estrangeira.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X