Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários

Autores/as

  • Eliane Gouvêa Lousada USP
  • Mariana Casemiro Barioni USP
  • Jaci Brasil Tonelli USP

Palabras clave:

Artigo científico, Interacionismo Sociodiscursivo, Letramento acadêmico, Francês como língua estrangeira.

Resumen

Neste artigo, temos por objetivo apresentar o modelo didático do gênero textual artigo cientíco em francês para, em seguida, mostrar uma sequência didática elaborada para ensinar a produzir esse gênero assim como reexões sobre sua aplicação. Para desenvolver as atividades, apoiamo-nos nos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1999/2003; Schneuwly e Dolz 2004), que tem como base os escritos de Vigotski (1997,1998). O modelo didático e a sequência foram produzidos como parte de uma experiência piloto promovida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da universidade que visava ao ensino da produção de artigos cientícos em língua francesa para alunos da Graduação em Letras.

Publicado

2017-11-22

Cómo citar

Lousada, E. G., Barioni, M. C., & Tonelli, J. B. (2017). Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35228