Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial

Claudia Lopes Pontara, Vera Lucia Lopes Cristovão

Resumo


Este artigo discute as possibilidades de articulação entre o ensino de gramática/análise linguística e de expressão escrita (compreensão e produção) durante o processo de implementação de uma Sequência Didática por meio dos gêneros de textos comics, comic strips, political cartoon no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná – CELEM. Nossas análises nos permitem concluir que o procedimento Sequência Didática viabiliza o trabalho com a gramática, possibilitando que esta seja trabalhada em sala de aula na perspectiva da análise linguística (cf.: Geraldi 1991, 1997), o que torna esse estudo muito mais signicativo e real para o aluno.

 


Palavras-chave


Análise linguística; Expressão escrita; Sequência didática; Língua inglesa

Texto completo:

PDF


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X