Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo

Autores

  • Rita Vinagre School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, Portugal
  • Sylvie Capelas Centro Paroquial de São Bernardo
  • Pedro Sá Couto Department of Mathematics and CIDMA – Center for Research and Development in Mathematics and Applications, Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5673-8683
  • Marisa Lobo Lousada School of Health Sciences (ESSUA) and Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS.UA), University of Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0326-0257

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187

Palavras-chave:

Consciência Morfológica, Leitura, Escrita, 1º Ciclo

Resumo

O artigo pretende caracterizar o nível de consciência morfológica no 1º ciclo e analisar a possível relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita. A amostra é constituída por 20 crianças, que frequentam o 2º (n=10) e o 4º ano de escolaridade (n=10). A recolha de dados foi realizada através da Grelha de Avaliação da Linguagem - Nível Escolar, da Bateria de Avaliação da Consciência Morfológica, da Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu e de uma adaptação de provas de outros estudos. Conclui-se que o nível de consciência morfológica das crianças do 4º ano é estatisticamente superior às do 2º ano, nomeadamente na prova de analogia de palavras e de decisão morfossemântica-afixos, relativamente aos sufixos. Ainda assim foi possível verificar diferenças significativas nas tarefas de leitura de ambos os grupos. Verifica-se uma correlação entre algumas provas de consciência morfológica e a leitura e escrita.

Biografia do Autor

Rita Vinagre, School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, Portugal

Terapia da Fala

Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Sylvie Capelas, Centro Paroquial de São Bernardo

Terapeuta da Fala 

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)

Pedro Sá Couto, Department of Mathematics and CIDMA – Center for Research and Development in Mathematics and Applications, Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro

Marisa Lobo Lousada, School of Health Sciences (ESSUA) and Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS.UA), University of Aveiro, Portugal

PhD 

Docente na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Diretora do Mestrado em Terapia da Fala 

Referências

Apel, K., & Diehm, E. (2014). Morphological awareness intervention with kindergarteners and first and second grade students from low SES homes: A small efficacy study. Journal of Learning Disabilities, 47(1), 65-75. https://doi.org/10.1177/0022219413509964

Arranhado, M. (2010). O impacto do ensino de estratégias ou morfológicas ou fonológicas na escrita de morfemas homófonos: estudo de interpretação. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/3253/1/O%20impacto%20do%20ensino%20de%20estrat%C3%A9gias%20ou%20morfol%C3%B3gicas%20ou%20fonol%C3%B3gicas%20na%20escrita%20de%20morfemas%20hom%C3%B3fonos.pdf (Acessado 10 de outubro, 2022).

Capelas, S. (In press). Contributos para a construção e validação de um teste de avaliação da linguagem em idade escolar - aspetos fonológicos e morfológicos. Tese de doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Carlisle, J. (2000). Awareness of the structure and meaning of morphologically complex words: impact on reading. Reading and Writing, 12, 169-190. https://doi.org/10.1023/A:

Carlisle, J., Hiebert, E., & Kearns, D. M. (2015). Characteristics of complex words in early elementary texts. Poster presented at the annual meeting of the Society for the Scientific Study of Reading, Kona, HI, United States.

D’Andrade, E. (1993). Dicionário Inverso do Português (4th ed.). Edições Cosmos.

Gomes, L. (2014). Consciência Morfológica em Crianças com Dificuldades de Leitura e Escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/12961/1/Tese.pdf (Acessado 10 de outubro, 2022)

Guimarães, S., Paula, F., Mota, M., & Barbosa, V. (2014). Consciência morfológica: que papel exerce no desempenho ortográfico e na compreensão de leitura? Psicologia USP, 25, 201-212. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133713

Guimarães, S. R. K., & Paula, F. V. de. (2017). O papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escrita. Educar Em Revista, 38, 92-111. https://doi.org/10.1590/s0104-40602010000300007

Instituto Politécnico do Porto. (2020). CiiL assesses impact of class suspension on reading skills. https://www.ipp.pt/news/ciil-assesses-impact-of-class-suspension-on-reading-skills (Acessado 10 de outubro, 2022)

Machado, M. (2011). Implicações da consciência morfológica no desenvolvimento da escrita. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1367/1/Implica%C3%A7%C3%B5es%20da%20Consci%C3%AAncia%20Morfol%C3%B3gica%20no%20Desenvolvimento%20da%20Escrita.pdf (Acessado10 de outubro, 2022).

Meaux, A. B., Diehm, E., & Collins, G. (2020). Morphological knowledge: Opportunities for collaboration through multitiered system of supports. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 51(3), 515-530. https://doi.org/10.1044/2020_LSHSS-19-00051

Mota, M. E. da. (2008). Considerações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 347-355. https://doi.org/10.1590/s1413-85572008000200006

Mota, M. (2009). O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura. Psicologia Em Estudo, 14(1), 159-166. https://doi.org/10.1590/S1413-73722009000100019

Mota, M., Aníbal, L., & Lima, S. (2008). A morfologia derivacional contribui para a leitura e escrita no Português? Psicologia: Reflexao e Critica, 21(2), 311-318. https://doi.org/10.1590/s0102-79722008000200017

Mota, M., & Silva, K. (2007). Consciência Morfológica e Desenvolvimento Ortográfico: um Estudo Exploratório. Psicologia Em Pesquisa, 1(02), 86-92.

Rosa, J. (2003). Morphological Awareness and Spelling Development. Oxford Brookes University.

Rubi, H. (1998). Morphological knowledge and early writing ability (31st ed.). Language and Speech, 31(4), 337-355. https://doi.org/10.1177/002383098803100403

Saguie, A., Maia, M., & Santos, S. (2018) Decisão lexical e rastreamento ocular na leitura de vocábulos com prefixos, raízes e sufixos com letras transpostas. Signo, 43(77), 87-97 https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11407

Soares, A. P., Medeiros, J. C., Simões, A., Machado, J., Costa, A., Iriarte, Á., de Almeida, J. J., Pinheiro, A. P., & Comesaña, M. (2014). ESCOLEX: A grade-level lexical database from European Portuguese elementary to middle school textbooks. Behavior Research Methods, 46(1), 240-253. https://doi.org/10.3758/s13428-013-0350-1

Sua-Kay, E., & Santos, M. (2003). Grelha de Observação da Linguagem - GOL-E. Oficina Didática.

Sucena, A., & Castro, S. (2012). ALEPE: Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu. CEGOC-TEA.

Wolter, J. A., & Dilworth, V. (2014). The effects of a multilinguis- tic morphological awareness approach for improving language and literacy. Journal of Learning Disabilities , 47(1), 76-85. https://doi.org/10.1177/0022219413509972

Yavas, M., Matzenauer-Hernandorena, C., & Ritter Lamprecht, R. (1991). Avaliação fonológica da criança. Artes Médicas

Publicado

2023-09-30

Como Citar

Vinagre, R., Capelas, S., Sá Couto, P., & Lousada, M. L. (2023). Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187

Edição

Seção

Artigos