Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo

Autores/as

  • Rita Vinagre School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, Portugal
  • Sylvie Capelas Centro Paroquial de São Bernardo
  • Pedro Sá Couto Department of Mathematics and CIDMA – Center for Research and Development in Mathematics and Applications, Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5673-8683
  • Marisa Lobo Lousada School of Health Sciences (ESSUA) and Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS.UA), University of Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0326-0257

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187

Palabras clave:

Consciência Morfológica, Leitura, Escrita, 1º Ciclo

Resumen

O artigo pretende caracterizar o nível de consciência morfológica no 1º ciclo e analisar a possível relação entre a consciência morfológica e a leitura e escrita. A amostra é constituída por 20 crianças, que frequentam o 2º (n=10) e o 4º ano de escolaridade (n=10). A recolha de dados foi realizada através da Grelha de Avaliação da Linguagem - Nível Escolar, da Bateria de Avaliação da Consciência Morfológica, da Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu e de uma adaptação de provas de outros estudos. Conclui-se que o nível de consciência morfológica das crianças do 4º ano é estatisticamente superior às do 2º ano, nomeadamente na prova de analogia de palavras e de decisão morfossemântica-afixos, relativamente aos sufixos. Ainda assim foi possível verificar diferenças significativas nas tarefas de leitura de ambos os grupos. Verifica-se uma correlação entre algumas provas de consciência morfológica e a leitura e escrita.

Biografía del autor/a

Rita Vinagre, School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, Portugal

Terapia da Fala

Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Sylvie Capelas, Centro Paroquial de São Bernardo

Terapeuta da Fala 

Investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL)

Pedro Sá Couto, Department of Mathematics and CIDMA – Center for Research and Development in Mathematics and Applications, Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro

Marisa Lobo Lousada, School of Health Sciences (ESSUA) and Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS.UA), University of Aveiro, Portugal

PhD 

Docente na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

Diretora do Mestrado em Terapia da Fala 

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Publicado

2023-09-30

Cómo citar

Vinagre, R., Capelas, S., Sá Couto, P., & Lousada, M. L. (2023). Desenvolvimento da consciência morfológica no 1º ciclo. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252187