LETRAMENTOS ACADÊMICOS

REPERTÓRIOS DE PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS PRÁTICO-INVESTIGATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202155381

Palavras-chave:

letramentos acadêmicos, movimentos cíclicos, rede colaborativa

Resumo

Este artigo busca: a) mapear as ações de letramentos acadêmicos mais recorrentes nas instituições pesquisadas; b) analisar percepções dos gestores das instituições sobre as necessidades e demandas de letramentos acadêmicos; e c) descrever as primeiras ações do LILA e relacioná-las às demandas e necessidade levantadas. Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia englobou a quantificação de menções dos gestores, a codificação provisória e a codificação literal (in vivo) (SALDAÑA, 2009), com a classificação das respostas a partir de aproximações semânticas entre a codificação literal e a codificação provisória (SALDAÑA, 2009), bem como a análise documental, para descrição dos eventos. Como resultado, constatamos o surgimento de ações colaborativas em prol de letramentos acadêmicos e a necessidade de ampliação para uma rede de colaboração. Assim, nosso estudo contribui para expor até que ponto nossos movimentos têm fomentado ações de pesquisa e extensão, e estas, por sua vez, têm realimentado a pesquisa, num movimento cíclico  de planejamento, implementação e avaliação previsto para as ações do LILA.

Biografia do Autor

Jacqueline Costa Sanches Vignoli, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutorado em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, campus de Campo Mourão.

Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli

Doutorado em Educação USP, Docente de Língua Inglesa do IFPR - Campus Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristovão

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Vignoli, J. C. S., Ferrarini-Bigareli, M. A., & Cristovão, V. L. L. (2022). LETRAMENTOS ACADÊMICOS : REPERTÓRIOS DE PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS PRÁTICO-INVESTIGATIVAS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(3). https://doi.org/10.1590/1678-460x202155381

Edição

Seção

Artigos