LETRAMENTOS ACADÊMICOS
REPERTÓRIOS DE PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS PRÁTICO-INVESTIGATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202155381Palavras-chave:
letramentos acadêmicos, movimentos cíclicos, rede colaborativaResumo
Este artigo busca: a) mapear as ações de letramentos acadêmicos mais recorrentes nas instituições pesquisadas; b) analisar percepções dos gestores das instituições sobre as necessidades e demandas de letramentos acadêmicos; e c) descrever as primeiras ações do LILA e relacioná-las às demandas e necessidade levantadas. Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia englobou a quantificação de menções dos gestores, a codificação provisória e a codificação literal (in vivo) (SALDAÑA, 2009), com a classificação das respostas a partir de aproximações semânticas entre a codificação literal e a codificação provisória (SALDAÑA, 2009), bem como a análise documental, para descrição dos eventos. Como resultado, constatamos o surgimento de ações colaborativas em prol de letramentos acadêmicos e a necessidade de ampliação para uma rede de colaboração. Assim, nosso estudo contribui para expor até que ponto nossos movimentos têm fomentado ações de pesquisa e extensão, e estas, por sua vez, têm realimentado a pesquisa, num movimento cíclico de planejamento, implementação e avaliação previsto para as ações do LILA.