Multissignificações do verbo pegar: transformações de esquemas imagéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253564

Palavras-chave:

polissemia, categoria radial, esquema imagético e transformações, verbo pegar

Resumo

Visando identificar se os sentidos do verbo pegar formam uma categoria radial face aos mecanismos sociocognitivos que os motivam, o presente artigo analisa suas ocorrências no corpus D&G do Rio de Janeiro. Primeiro verifica qual é a forma mais recorrente, suas possíveis variações e/ou regularidades por meio do software AntConc 3.5.8. Em seguida, as interpreta qualitativamente no contexto de uso e à luz dos conceitos de categoria radial (Lakoff, 1987), esquemas imagéticos, suas transformações e mapeamentos metafóricos e metonímicos (Johnson, 1987; Lakoff, 1987). Foram encontrados seis grupos de sentido estruturados pelos esquemas MOVIMENTO-TRAJETÓRIA. As extensões derivam da metaforização do esquema OBJETO, das transformações de esquema e consequentes alterações de foco, assim como das metáforas e metonímias que os licenciam, engatilhadas por pistas linguístico-discursivas e contextuais. No centro prototípico encontra-se o pegar objetos em que TRAJETOR É CONTÊINER. Nas radiais mais periféricas, encontram-se o pegar ideias e o pegar orientacional em que IDEIAS SÃO OBJETOS e LOCAL DE CHEGADA É OBJETO, respectivamente. Dentre os sentidos, encadearam-se segurar, agredir, buscar, mover-se no discurso, conjecturar e seguir uma direção.

Biografia do Autor

Tânia Gastão Saliés, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Estudos de Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Tatiana Goulart Secundino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação e mestre em Linguística pela UERJ.  Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Saliés, T. G., & Secundino, T. G. (2023). Multissignificações do verbo pegar: transformações de esquemas imagéticos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339253564

Edição

Seção

Artigos