Aquisição da escrita argumentativa: a ressignificação do discurso do outro pela ilusão da argumentação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202339254195Palavras-chave:
escrita, mecanismos de junção, tradição discursiva, heterogeneidade da escrita, argumentaçãoResumo
Neste trabalho, buscamos pistas da circulação de sujeitos do segundo ciclo do Ensino Fundamental pelo imaginário sobre a (sua) escrita em uma tradição discursiva de natureza argumentativa. Para tanto, elegemos os mecanismos de junção como lugar privilegiado de análise, à luz de uma orientação teórico-metodológica que assume a constituição heterogênea da escrita, concebe tais mecanismos como aspectos sintomáticos de tradições discursivas, entendidas como matéria e produto da linguagem, e como rastros da movimentação do sujeito na textualização. Os resultados revelam, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa: (i) a regularidade de uma estratégia argumentativa singular nos textos investigados, pautada na antecipação e refutação de argumentos do outro, a partir de sua incorporação e ressignificação via encadeamentos argumentativos causais e contrastivos, que indiciam a ilusão da argumentação; e (ii) a pertinência da consideração das tradições discursivas para a observação relacionada à complexidade crescente de aspectos semânticos das técnicas juntivas em espaços de junção que marcam, concomitantemente, o particular e o geral da singularidade histórica.
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