Aquisição da escrita argumentativa: a ressignificação do discurso do outro pela ilusão da argumentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339254195

Keywords:

escrita, mecanismos de junção, tradição discursiva, heterogeneidade da escrita, argumentação

Abstract

Neste trabalho, buscamos pistas da circulação de sujeitos do segundo ciclo do Ensino Fundamental pelo imaginário sobre a (sua) escrita em uma tradição discursiva de natureza argumentativa. Para tanto, elegemos os mecanismos de junção como lugar privilegiado de análise, à luz de uma orientação teórico-metodológica que assume a constituição heterogênea da escrita, concebe tais mecanismos como aspectos sintomáticos de tradições discursivas, entendidas como matéria e produto da linguagem, e como rastros da movimentação do sujeito na textualização. Os resultados revelam, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa: (i) a regularidade de uma estratégia argumentativa singular nos textos investigados, pautada na antecipação e refutação de argumentos do outro, a partir de sua incorporação e ressignificação via encadeamentos argumentativos causais e contrastivos, que indiciam a ilusão da argumentação; e (ii) a pertinência da consideração das tradições discursivas para a observação relacionada à complexidade crescente de aspectos semânticos das técnicas juntivas em espaços de junção que marcam, concomitantemente, o particular e o geral da singularidade histórica.

Author Biographies

Luísa Ferrari, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp. São José do Rio Preto, São Paulo – Brasil.

Lúcia Regiane Lopes-Damasio, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação. Área: teoria e análise linguística, com enfoque em escrita, aquisição da escrita, mecanismos de junção e tradição discursiva.

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Published

2023-09-30

How to Cite

Ferrari, L., & Lopes-Damasio, L. R. (2023). Aquisição da escrita argumentativa: a ressignificação do discurso do outro pela ilusão da argumentação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339254195