Indicador de evolução da competência leitora na educação especial: uma proposta de indicador educacional

Autores

  • Edlaine Souza Pereira Universidade de Brasília
  • Luciana Mendonça Alves Mendonça Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa de Oliveira Martins-Reis Universidade de Brasília
  • Leticia Correa Celeste Correa Celeste Universidade de Brasília

Resumo

Introdução: a fluência de leitura é uma medida capaz de avaliar de forma objetiva o desempenho de escolares em leitura oral. Objetivo: avaliar a utilização da fluência de leitura como um indicador de competência leitora a ser utilizado na educação inclusiva. Métodos: participaram do estudo 121 escolares do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, destes 31 escolares do público-alvo da educação especial compuseram o grupo de interesse e 90 escolares compuseram o grupo controle. Foi definido um escore Z que permitiu a realização da análise individual do desempenho dos escolares e a identificação dos possíveis déficits nas tarefas de fluência de leitura e compreensão, foi aplicado o Test t de Student para comparação dos grupos. Resultados: houve variabilidade nos desempenhos apresentados por cada subgrupo do público-alvo da educação especial. Na comparação dos dois grupos, os resultados foram superiores para o GC em todas as variáveis. Conclusão: A diversidade encontrada dentro dos subgrupos do público-alvo da educação especial mostrou que a avaliação de fluência de leitura individual é essencial tanto para pesquisas quanto para a prática pedagógica.

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Souza Pereira , E. ., Mendonça Alves , L. M. A. ., de Oliveira Martins-Reis , V. ., & Correa Celeste , L. C. C. . (2024). Indicador de evolução da competência leitora na educação especial: uma proposta de indicador educacional. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/56676

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Seção

Artigos