Aprendizagem de estudantes de inclusão:
Análise comparativa de três conceitos nas teorias Sócio histórica e autopoiese
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202257172Palavras-chave:
aprendizagem; biologia; sócio-interacionismo; educação inclusivaResumo
Contextualizados em políticas públicas educacionais brasileiras de inclusão (dos últimos 20 anos) discutiremos teórica e metodologicamente a abordagem sócio-histórica de Vygostky, comparando-a com uma abordagem teórico-metodológica da Autopoiese, de Maturana e Varela que também partem da análise biológica humana na aprendizagem. Discutiremos os conceitos de ambos os autores, focando-nos na análise sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Por fim, relacionamos esses dois autores a partir de suas aproximações e suas diferenças, com vistas a cotejar possibilidades de atuação na formação de professores no Brasil.
Publicado
2022-05-27
Como Citar
Fortes Alves, M. D., Hashizume, C. M., & Rosa, A. R. (2022). Aprendizagem de estudantes de inclusão:: Análise comparativa de três conceitos nas teorias Sócio histórica e autopoiese. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257172
Edição
Seção
Artigos