Produções acadêmicas sobre a Educação Escolar Indígena:

um tributo a Marilda Cavalcanti

Autores

  • Terezinha de Jesus Machado Maher Unicamp
  • Jackeline Rodrigues Mendes Unicamp
  • América Lúcia Cesar

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202259451

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena; formação de professores indígenas; interculturalidade; identidade étnica e linguística.

Resumo

O campo da Educação Escolar Indígena (EEI) no Brasil vem se beneficiando da produção acadêmica oriunda de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo primeiro, neste texto, é discorrer sobre teorizações que vêm servindo de esteio para pesquisas conduzidas na área da Linguística Aplicada (LA). Iniciamos o artigo com um breve histórico da EEI em nosso país para, em seguida, descrevermos atuações de Marilda Cavalcanti que se mostraram fundamentais para a inserção da EEI, principalmente no que se refere à formação de professores indígenas, como objeto de estudo relevante na LA. Após focalizarmos políticas públicas voltadas para esse tipo de formação para a docência, bem como cursos a ela destinados, explicitamos e discutimos, então, algumas (re)conceptualizações que vêm balizando o fazer investigativo de um conjunto de pesquisadoras do Grupo de Pesquisa “Vozes na Escola” principalmente em relação às noções de interculturalidade e de identidade étnica e linguística. Concluímos o texto externando nossas preocupações acerca dos modos como as políticas públicas destinadas aos povos indígenas vêm sendo conduzidas na atualidade.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Maher, T. de J. M., Mendes, J. R., & Cesar, A. L. (2023). Produções acadêmicas sobre a Educação Escolar Indígena:: um tributo a Marilda Cavalcanti. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(4). https://doi.org/10.1590/1678-460x202259451