Ensino e aprendizagem de línguas: Orientações gramaticais e discursivas
grammatical and discursive orientations
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170103Palavras-chave:
.Referências
Bronckart, Jean-Paul Lousada, Eliane Gouvêa Bronckart, Ecaterina Bulea
Adam, J.-M. (1992). Les Textes: types et prototypes Armand Colin.
Bronckart, J.-P. (1999). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo EDUC.
Bronckart, J.-P. (2006). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano Mercado de Letras.
Bulea Bronckart, E., & Bronckart, J. -P. (2017). La place de la grammaire dans l'enseignement du français. La situation romande et ses implications pour la formation des enseignants. Dans Former à l'enseignement de la grammaire (Vol., p. 23-43). Presses universitaires du Septentrion.
Clot, Y. (1999). La fonction psychologique du travail Presses universitaires de France.
Coseriu, E. (1980). Lições de Lingüística Geral Ao Livro Técnico.
Faïta, D. (2004). Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise do professor. In A. R. Machado (Ed.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva (pp. 55-80). Eduel.
Gagnon, R., & Bulea Bronckart, E. (2017). Introduction. Comment former à l'enseignement de la grammaire ? Dans Former à l'enseignement de la grammaire (Vol., p. 9-20). Presses universitaires du Septentrion.
Lousada, E. G. (2017). Intervenção, pesquisa e formação: aprendizagem do trabalho educacional e desenvolvimento de professores. Horizontes, 35(3), 94-104. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.559
Saussure, F. de (2002). Ecrits de Linguistique Générale PUF
Schneuwly, B., & Dolz, J. (2004). Gêneros orais e escritos na escola Mercado de Letras.