O conhecimento da “língua em ação”: interpelações teóricas e didáticas

theoretical and didactic questions

Autores

  • Antónia Coutinho UNL

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170105

Palavras-chave:

didática do texto, interacionismo sociodiscursivo, percurso didático, funcionamento da língua

Resumo

Partindo da noção saussuriana de “língua em ação”, este artigo propõe-se rever o trinómio texto, discurso(s) e língua (ou gramática), na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo, de forma a projetar essas mesmas noções em contexto de trabalho didático. Defender-se-á uma didática do texto que não dispense o conhecimento gramatical, suscetível de lidar tanto com a leitura e a compreensão como com a produção e capaz de incidir sobre textos de diferentes atividades (incluindo a literária). Na continuidade do dispositivo conhecido como sequência didática, será apresentada a noção de percurso didático e exposta uma proposta exemplificativa, centrada sobre a capacidade de narrar em textos com finalidades diferentes e suscetível de evidenciar a possibilidade de lidar, de forma didática, com a complexidade própria do funcionamento da língua - nos planos textual, discursivo e gramatical.

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Publicado

2025-03-29

Como Citar

Coutinho, A. (2025). O conhecimento da “língua em ação”: interpelações teóricas e didáticas: theoretical and didactic questions. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 41(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170105