Relações entre texto e gramática: compreensão do sentido textual e percurso didático

understanding textual meaning and the didactic pathway

Autores

  • Matilde Gonçalves Universidade Nova de Lisboa (CLUNL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170107

Palavras-chave:

texto, gramática, construção de sentido, percurso didático

Resumo

O presente artigo parte de uma reflexão sobre as possíveis relações entre gramática e texto e como estas podem incidir na construção do(s) sentido(s) em textos literários, para posteriormente propor uma grelha de análise ao nível mesotextual, passível de ser integrada num percurso didático facilitador do desenvolvimento das capacidades de leitura/compreensão. Num plano teórico e metodológico, para além das referências relativas a estudos linguísticos sobre texto e discurso (Adam, 1992, 2010; Bronckart, 1997) serão igualmente convocados trabalhos que sustentem uma reflexão entre língua/gramática e texto (Bulea-Bronckart & Bronckart, 2017; Coutinho, 2012; Jorge, Piedade & Gonçalves, 2023).

Referências

Adam, J.-M. (1992). Les Textes: types et prototypes Armand Colin.

Adam, J.-M. (1997). Genres, textes, discours: pour une reconception linguistique du concept de genre. Revue Belge de Philologie et d’histoire, 665-681. https://www.persee.fr/doc/rbph_0035-0818_1997_num_75_3_4188

Adam, J.-M. (2010). Genres, textes, discours: pour une reconception linguistique du concept de genre. Revue Belge de Philologie et d’histoire, 75(3), 665-681. https://doi.org/10.3406/rbph.1997.4188

Adam, J.-M. (2013a). Macro-propositions, séquences et plans de textes : discussion des propositions d’André Avias. Semen- Revue de Sémio- Linguistique Des Textes et Des Discours, 36 https://doi.org/10.4000/semen.9703

Adam, J.-M. (2013b). Problèmes du texte Leçons d’Aarhus Aarhus Universitet. https://cc.au.dk/fileadmin/dac/Arrangementsfoto/Prepub_no_200_-_nov_2013.pdf

Bronckart, J.-P. (2016) «Que faire de la grammaire et comment en faire ? », Pratiques [En ligne], 169-170. http://journals.openedition.org/pratiques/2959; https://doi.org/10.4000/pratiques.2959

Bronckart, J.-P., & Machado, A. R. (2005). De que modo os textos oficinais prescrevem o trabalho do professor? Análise comparativa de documentos brasileiros e genebrinos? Delta, 21-2, 2005, 183-214. https://www.scielo.br/j/delta/a/McBC5FJrYftJ8rT4LG6BVtd/?format=pdf⟨=pt

Bronckart, J.-P. (1997). Activité de language, textes et discours. Pour un interactionnisme socio-discursif Delachaux et Niestlé.

Bulea-Bronckart, E., & Bronckart, J.-P. (2017). La place de la grammaire dans l’enseignement du français. La situation romande et ses implications pour la formation des enseignants. (Presses universitaires du Septentrion (ed.); pp. 23-44). https://doi.org/https://doi.org/10.4000/books.septentrion.15103

Bulea-Bronckart, E. (2009). Types de discours et interpretation de l’agir: le potentiel développemental des figures d’action. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 3, 135-152. http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/clunl/wp-content/uploads/sites/12/2018/02/3f-ecaterina-bulea.pdf

Chevallard, Y. (1985). La transposition didactique: Du savoir savant au savoir enseigné La Pensée Sauvage.

Coseriu, E. (2007). Linguística del texto: Introducción a la hermenêutica del sentido Arco Libros.

Coutinho, M.-A., Gonçalves, M., & Jorge, N. (2019). Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos. Congrés Internacional sobre Ensenyament de la Gramàtica; Universidade Autónoma de Barcelona.

Coutinho, M.-A. (2006). O texto como objecto empírico: consequências e desafios para a lingüística. Veredas (Revista de Estudos Linguísticos - UFJF), 10(1-2), 1-13. http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo076.pdf

Coutinho, M.-A. (2012). Dos géneros de texto à gramática. DELTA: Documentação de Estudos Em Lingüística Teórica e Aplicada, 28(1), 27-50. https://doi.org/10.1590/s0102-44502012000100002

Coutinho, M.-A. (2019). Texto e[m] Linguística Edições Colibri.

Coutinho, M.-A. (2023). Da gramática ao contexto: um percurso didático. In Gramática e Texto: Contextos, usos e propostas didáticas (pp. 167-188). Colibri | CLUNL. https://doi.org/https://doi.org/10.34619/qrh6-gr07

Dolz, J., Noverraz, M., & Schneuwly, B. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In Gêneros orais e escritos na escola (pp. 81-108). Mercado das Letras.

Gonçalves, M., Ribeiros, I., Coutinho, A., Luís, R., Cunha, L., & Jorge, N. (2017). Divulgação da ciência na aula de Português. Atas do 12.o Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (ENAPP). https://novaresearch.unl.pt/files/3314893/APP_divulg_ciencia_nas_aulas_de_portugues_CLUNL.pdf

Gonçalves, M., & Jorge, N. (2018). Literacia científica na escola NOVA FCSH - CLUNL. https://blogue.rbe.mec.pt/literacia-cientifica-na-escola-e-book-2204749

Gonçalves, M. (2010). La fragmentation dans la littérature portuguaise contemporaine: indices énonciatifs , configurations textuelles et parcours interprétatifs (ANRT). https://run.unl.pt/handle/10362/115389

Jorge, N., Piedade, B., & Gonçalves, M. (2023). A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática). In Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor doutor Joaquim Dolz (Graça, L., Gonçalves, M., Bueno, L., Lousada, E.) (pp. 193-210). https://novaresearch.unl.pt/files/75758108/Da_did_tica_de_l_ngua_s_ao_seu_ensino_EBOOKDOI.pdf https://doi.org/10.29327/5328493

Jorge, N. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educacao, 32(2), 150-170. https://doi.org/10.21814/RPE.15140

Komatsu, E; Wolf, G. (1997). Deuxième cours de linguistique générale (1908-1909) d’après les chaires d’Albert Riedlinger et Charles Patois Pergamon.

Pereira, L. Á., Cardoso, I. & Graça, L. (2013). Para a definição da sequência de ensino como dispositivo para a aprendizagem da escrita: enquadramento teórico e exemplos da prática.le. In Terceras Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas Ediciones GEISE. https://cidtff.web.ua.pt/producao/luisa_alvares_pereira/27-AtasCongInt_DefSeqEnsino_VF.pdf

Saussure, F. de. (2002). Écrits de linguistique générale Éditions Gallimard.

Publicado

2025-03-29

Como Citar

Gonçalves, M. (2025). Relações entre texto e gramática: compreensão do sentido textual e percurso didático: understanding textual meaning and the didactic pathway. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 41(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170107