Texto, discurso e gramática no ensino de português como língua estrangeira: um caminho didático para uma abordagem articulada
a didactic path towards an articulated approach
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202541170115Palavras-chave:
didática das línguas, Interacionismo Sociodiscursivo, texto, gramática, português para fins específicosResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de articulação entre texto, discurso e gramática enquanto objetos de ensino de línguas. Especificamente, propomos um possível caminho didático para a abordagem articulada desses objetos no caso do ensino de português como língua estrangeira para estudantes hispanofalantes. Também comentamos alguns efeitos dessa intervenção. O trabalho assume o quadro teórico-epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1997, 2019), abordando sua vertente didática (Dolz et al. 2009), e retomando os trabalhos de Bronckart (2016) e Bulea Bronckart (2015) sobre o problema do ensino da gramática. Para tanto, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto que aplicou uma proposta de intervenção didática em um curso de pós-graduação. Nesse âmbito, analisamos dados de um corpus pedagógico que inclui, por um lado, os materiais didáticos utilizados nas aulas para o ensino de gêneros textuais que tematizam a “apresentação pessoal” (biodata e e-mail de contato acadêmico) e, por outro lado, as produções textuais dos estudantes reunidos durante os ciclos letivos 2020, 2021, 2022 e 2024. O corpus inclui, também, comentários dos estudantes recolhidos mediante enquetes.
Referências
Bronckart, J.P. (1997). Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif Delachaux et Niestlé, Lausanne-Paris.
Bronckart, J. P. (2016). Que faire de la grammaire et comment en faire? Pratiques. Linguistique, littérature, didactique, (169-170). https://doi.org/10.4000/pratiques.2959
Bronckart, J.P. (2019). L’interactionnisme sociodiscursif. Activité langagière, textes, états de langue. In Bronckart, J. (2019). Théories du langage: Nouvelle introduction critique Mardaga. https://doi.org/10.3917/mard.bronc.2019.01
Bronckart, J. P., & Dolz, J. (2007). La noción de competencia: su pertinencia para el estudio del aprendizaje de las acciones verbales. In J. P. Bronckart. Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas Miño y Dávila. p. 147-165.
Bulea Bronckart, E. (2015). La grammaire est-elle une compétence ?.Le français aujourd’hui, 191, 35-44. https://doi.org/10.3917/lfa.191.0035
De Pietro, J.F., & Schneuwly, B. (2003). Le modèle didactique du genre: un concept de l’ingénierie didactique. Les cahiers Théodile, n. 3, p. 27-52.
Dolz, J., Gagnon, R., & Mosquera, S. (2009). La didáctica de las lenguas: una disciplina en proceso de construcción. Didáctica Lengua y literatura, vol. 21 117-14.
Dolz, J., Noverraz, M., & Schneuwly, B. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In B. Schneuwly, & J. Dolz et al. Gêneros orais e escritos na escola Mercado de Letras.
Miranda, F. (2010). Textos e géneros em diálogo. Uma abordagem linguística da intertextualização Lisboa: Fundação C. Gulbenkian - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Miranda, F. (2012). Los géneros: una perspectiva interaccionista. In M. Shiro, P. Charaudeau, & L. Granato (eds.). Los géneros discursivos desde múltiples perspectivas: teorías y análisis Iberoamericana / Vervuert. p. 69-86.
Miranda, F. (2017a). Análise interlinguística de gêneros textuais: contribuições para o ensino ea tradução. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 33(3), 811-842. https://doi.org/10.1590/0102-445056244276863621
Miranda, F. (2017b). Análisis comparativo (interlingüístico) de textos y géneros: cuestiones epistemológicas y metodológicas”. In G. Cariello, G. Ortiz, J. Miranda, D. Bussola, & F. Miranda (orgs.). Tramos y tramas VI. Lenguas, literaturas, culturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Laborde. p. 107-113.
Miranda, F. (2023). Textos e gêneros textuais como objetos (de ensino) complexos: uma reflexão sobre o lugar da dimensão histórica nas intervenções didáticas. In L. Graça, M. Gonçalves, L. Bueno, & E. Lousada (orgs.). Estudos de homenagem ao Professor Doutor Joaquim Dolz Pontes Editores. p. 151-170.
Miranda, F., & Arman, J. (2020). Uma proposta de português para fins específicos na perspectiva interacionista sociodiscursiva. ReVEL, edição especial, v. 18, n. 17, 202.
Miranda, F., & Pafumi, L. (2024). Textos y dispositivos didácticos en la enseñanza de lenguas extranjeras en contexto universitario. In P. Navarro; A. Frischknecht, & D. Riestra (comp.). VIII Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las Lenguas y las Literaturas Universidad Nacional de Río Negro.
Saussure, F. (2004). Escritos de linguística geral Editora Cultrix.
Voloshinov, V. (2009). El marxismo y la filosofía del lenguaje Godot.
Vygotsky, L. (1995). Pensamiento y lenguaje Paidós.
Wandruzca, M. (1980). Interlingüística Gredos.