Teletandem e telepresença: Repensando o componente cultural na educação de línguas e na educação do professor de línguas

Autores

  • Ana Cristina Biondo Salomão UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil

Palavras-chave:

ensino de línguas estrangeiras, formação de professores de línguas estrangeiras, de teletandem, cultura.

Resumo

Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa etnográficaqualitativa acerca das concepções de cultura, por professores de línguasestrangeiras durante um curso de extensão para a formação contínua,no contexto de aprendizagem colaborativa virtual de “TeletandemBrasil: línguas estrangeiras para todos”, UNESP. Os resultados têmimplicações para os campos de ensino e aprendizagem mediadas pelasnovas tecnologias e da formação de professores. A telepresença emteletandem parece fornecer um meio para considerar as complexidadesde experiências culturais de modo dialógico. Calcadas na interação domundo real, tais experiências podem levar à transformação da base deconhecimento da formação de professores de línguas para a comunicaçãointercultural e do ensino e aprendizagem de cultura. A cultura pode, então,ser dissociada da idéia de um corpo homogeneo, fi xo e transparente deconhecimento.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Salomão, A. C. B. (2015). Teletandem e telepresença: Repensando o componente cultural na educação de línguas e na educação do professor de línguas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26405

Edição

Seção

Artigos