“Meninos” e “Professoras”? Pragmática social numa instituição de cuidado de defi cientes

Autores/as

  • Ubiratan Garcia Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó

Palabras clave:

Pragmática social, educação, pessoas com defi ciência, designação

Resumen

Apoiado em teses de Kanavillil Rajagopalan, para quem toda representação é política, pois é uma escolha dentre representações possíveis, e de Howard Becker, para quem toda representação é adequada a determinadas condições sociais de fazer e uso, apresento uma refl exão sobre os usos das designações “meninos” e “professoras”, observados durante as atividades de extensão realizadas numa instituição de cuidado de pessoas defi cientes. Esta instituição não é um espaço escolar, mas em vez de procurar responder se essas designações correspondem ou não à “realidade”, procurei entender a que realidade corresponde o uso dessas designações. Concluo que os usos das designações “meninos” e “professoras” evidenciam a posição marginal que a instituição ocupa no sistema municipal de ensino e colocam para os envolvidos, incluindo a equipe de extensão, um posicionamento quanto aos usos mais adequados ao contexto

Cómo citar

Vieira, U. G. (2017). “Meninos” e “Professoras”? Pragmática social numa instituição de cuidado de defi cientes. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32239

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Sección

Articulos