Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Gêneros da atividade, Gestos didáticos, Mediações formativas

Resumen

Nesta pesquisa, focalizamos a utilização do instrumento sequência didática do gênero discursivo carta de reclamação como objeto unicador para o ensino de língua portuguesa. A partir do gênero da atividade “aula” e do agir docente, compreendido como instrumento mediador da atividade de ensino-aprendizagem, detivemo-nos na análise de um módulo da SD a partir de três pontos de vista: i) o da construção de um esquema de mediação formativa da SD; ii) o das atividades, tarefas e dispositivos didáticos; e, por m, iii) o ponto de vista da mobilização da memória, regulação e institucionalização.

Publicado

2017-11-22

Cómo citar

Barros, E. M. D. de, & Gonçalves, A. V. (2017). Mediações formativas na aula de língua portuguesa: gestos didáticos numa concepção interacionista de ensino. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35238