Uso de corpora na formação de tradutores

Autores/as

  • Antonio P. Berber Sardinha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Lingüística de Corpus, Conscientização, Corpora eletrônicos, Formação de tradutores

Resumen

O presente trabalho aborda a questão do uso de corpora na formação de tradutores, enfocando mais especificamente a questão da conscientização. O trabalho apresenta uma discussão sobre o papel de corpora na tradução, sua aplicabilidade na formação profissional, e sua importância para o melhor conhecimento da constituição da linguagem. São oferecidos dois exemplos de análises, detalhadas a fim de serem aplicáveis em contextos em que haja poucos recursos de infraestrutura. As análises centram-se em pesquisas sobre as escolhas lingüísticas de um texto jornalístico traduzido para o português, e da versão brasileira de um slogan de uma campanha publicitária americana. É sugerido que essas atividades possam ser desenvolvidas com alunos de tradução, de tal modo que elas forneçam condições para que os alunos, ao explorarem corpora eletrônicos, possam se conscientizar da complexidade e da especificidade das escolhas lingüísticas envolvidas no processo tradutório.

Publicado

2018-07-17

Cómo citar

Sardinha, A. P. B. (2018). Uso de corpora na formação de tradutores. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 19(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38327