“Anhedonia”: um conto cubano em perspectiva multirrede-discursiva na formação de professores de espanhol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339456292

Palabras clave:

formação de professores de espanhol, proposta multirrede-discursiva, mulher, heterogeneidade discursiva

Resumen

Partindo da compreensão da relação constitutiva entre língua e literatura e do poderoso papel da literatura na formação do sujeito, este trabalho pretende inserir-se nas discussões travadas por linguistas aplicados a respeito da inclusão da literatura em planejamentos curriculares na área de formação de professores de espanhol. Mobilizando a Proposta Multirrede-Discursiva (Serrani, 2010, 2020), este artigo apresenta o conto “Anhedonia”, da cubana Mylene Fernández Pintado (2013), a partir de critérios multirrede-discursivos, e discute uma proposta de práticas de linguagens que permitam enfocar, de forma articulada, o tema sociocultural: a mulher (cubana) e sua representação em sociedade, e a heterogeneidade discursiva como tema de língua-discurso, materializada no discurso relatado, sempre visando à formação intercultural de professores de espanhol. Nas oficinas apresentadas estabeleceu-se uma rede semântica a partir de textos em gêneros discursivos diversos com posições diferentes sobre o tema sociocultural em debate, o que pode possibilitar uma melhor compreensão deste e contribuir com uma formação compromissada com a cidadania.

Biografía del autor/a

Yamilka Rabasa Fernandez, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2012), com bolsa do CNPq, e graduação em Letras pela Universidade de Havana (2006). Atua como professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB) e como orientadora plena no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA) da mesma instituição. 

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Rabasa Fernandez, Y. (2023). “Anhedonia”: um conto cubano em perspectiva multirrede-discursiva na formação de professores de espanhol. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339456292