Análise linguística do Português Brasileiro por meio de quatro contínuos:
Encontrando o trabalho de Marilda Cavalcanti
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202259478Palabras clave:
Povo brasileiro; trajetórias sociolinguísticas; metodologia de contínuos; alfabetização.Resumen
Meu trabalho encontra identidade com o trabalho de Marilda Cavalcanti (2018) quando esse se volta para “os modos como as ideologias linguísticas nacionais e políticas linguísticas dão forma às trajetórias sociolinguísticas do povo brasileiro” (Maher & Cavalcanti 2018, p. 2). Em especial, vou focalizar essas trajetórias, discutindo e revisando um modelo que desenvolvi para análise linguística por meio de quatro continua, a saber: a) continuum de urbanização, que se estende desde os vernáculos rurais isolados até a variedade urbana de prestígio; b) continuum de letramento, que se ocupa de eventos de oralidade em uma extremidade e eventos de letramento na outra; c) continuum de monitoração estilística, que discute o alinhamento ou footing com o interlocutor e d) continuum de acesso à Internet, que se relaciona ao grau de alfabetização digital e aos recursos de que os falantes dispõem para o uso desse equipamento (Bortoni-Ricardo, 2021, p. 49). Para ilustrá-los darei voz a falantes do Português brasileiro não alfabetizados ou semialfabetizados.
Citas
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