La investigación documental como herramienta metodológica en lingüística aplicada

Autores/as

  • Tábata Yonaha Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440163694

Palabras clave:

linguística aplicada, metodologia de pesquisa, pesquisa documental

Resumen

Na área da Linguística Aplicada (LA), empregamos uma variedade de ferramentas metodológicas para buscar explorar e compreender a complexidade dos fenômenos linguísticos em diversos contextos, abrangendo tanto abordagens qualitativas quanto quantitativas, bem como suas combinações. Em meio a uma vasta gama de opções metodológicas disponíveis, neste artigo destaco a pesquisa documental como um recurso metodológico efetivo para estudos nessa área. Para tanto, apresento sua definição, aponto alguns exemplos de uso e sinalizo os principais procedimentos envolvidos em sua condução. Por fim, apresento dados referentes à utilização de pesquisa ou análise documental em estudos científicos brasileiros em LA desenvolvidos no período de 1983 a 2023, resultado de uma pesquisa documental ilustrativa para este estudo. Os resultados evidenciam temáticas recorrentes, tais como processos de ensinar e aprender línguas em sala de aula, práticas docentes e formação de professores, temas que continuam a ocupar uma posição de destaque na agenda da LA nas últimas quatro décadas.

Citas

André, M. (2012). Etnografia da prática escolar. 18. ed. Papirus, 128 p.

Araujo, D. L. de, & Silva, J. R. (2022). eixo Análise Linguística na BNCC. Revista E-Curriculum, 20(3), 1360-1391. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391

Celani, M. A. A. (2005). Questões de ética na pesquisa em Lingüística Aplicada. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 101-122. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15605

Conceição, Rute. (2010). As representações do papel do professor de português. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 10(3), 681-698. https://doi.org/10.1590/s1984-63982010000300010

Denzin, N. K., Lincoln, Y. S., & Sandra Regina Netz. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. ed. Artmed.

Fabrício, B. F. (2006). Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In L. P. Moita Lopes (Ed.), Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar (pp. 45-65). Parábola Editorial.

Gibbs, G. (2009). Analise de dados qualitativos: Coleção Pesquisa Qualitativa. Artmed Editora.

Lima, J. S., Pinto, V. B., & Farias, M. G. G. (2020). O bibliotecário na gestão de dados de pesquisa: uma revisão sistemática. Em Questão, 26(3), 43-69. https://doi.org/10.19132/1808-5245263.43-69

Lüdke, M., & André, M. (1986). Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In Pesquisas em educação: abordagens qualitativas (pp. 35-44). Epu.

Minayo, M. C. de S., & Sanches, O. (1993). Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 237-248. https://doi.org/10.1590/s0102-311x1993000300002

Moita Lopes, L. P. D., & Fabrício, B. F. (2019). Por uma “proximidade crítica” nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, 17(4). https://doi.org/10.4013/cld.2019.174.03

Scaramucci, M. V. R. (1995) A dicotomia quantitativo/qualitativo na pesquisa em linguística aplicada: paradigmas opostos. In I. Signorini, & S. B. Terzi (Eds.), Anais do IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada (pp. 510-518). Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Yonaha, T. (2024). La investigación documental como herramienta metodológica en lingüística aplicada. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440163694