O oral no livro didático de língua portuguesa: uma análise das dimensões constitutivas do gênero palestra

an analysis of the constitutive dimensions of the lecture genre

Autores/as

  • Marina de Fátima Ferreira Nascimento Rede Municipal de Itatiba
  • Milena Moretto Universidade São Francisco, USF

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468794

Palabras clave:

gêneros discursivos/textuais orais, livro didático, análise dialógica do discurso

Resumen

O presente artigo tematiza as formas como o livro didático de Língua Portuguesa “Se liga na língua (7º ano)”, suporte fundamental aos processos de ensino e de aprendizagem de língua materna no município de Itatiba, sugere a abordagem dos gêneros discursivos/textuais orais nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tomando como exemplo um capítulo apresentado pela coleção didática “Se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adotada no PNLD 2019, que tematiza o gênero palestra, temos como objetivo geral compreender se as propostas de ensino nele apresentadas possibilitam o desenvolvimento da apropriação das dimensões constitutivas desse gênero. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva, evidenciamos, no contexto mais amplo, que há, em toda coleção, uma escassez tanto quantitativa quanto qualitativa dos gêneros discursivos/textuais orais disponibilizados no livro didático e que as atividades nele apresentadas em relação ao ensino do oral não explora adequadamente as dimensões constitutivas do gênero, no caso desse artigo, o gênero palestra.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Nascimento, M. de F. F. ., & Moretto, M. . (2024). O oral no livro didático de língua portuguesa: uma análise das dimensões constitutivas do gênero palestra: an analysis of the constitutive dimensions of the lecture genre. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468794