Inclusão viável-transformadora:
diversos meios de agência por um adolescente com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e suas educadoras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202257174Palavras-chave:
necessidades educacionais intelectuais específicas – NEIE; teoria histórico-cultural; multimodalidade; multiletramentos; educação inclusivaResumo
Analisando dados de um projeto desenvolvido durante da pandemia da Covid-19, este artigo é motivado pela transformação viável que a história (Freire, 1996) de um aluno com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e a compreensão de educadoras que trabalham com ele têm dessa história possibilitam em direção a uma visão prospectiva de ensino-aprendizagem, que se concentre mais nas possibilidades do que nas determinações – que enfatizariam uma visão linear, bancária de ensino-aprendizagem (Freire, 1970) e desenvolvimento. O trabalho baseia-se em múltiplos fundamentos teóricos, i.e., discussões sobre necessidades educacionais intelectuais específicas (Fidalgo; Carvalho, 2020; Carvalho et al., no prelo; Fidalgo; Magalhães, 2017), abordagem metodológica da pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2011, 2018; Magalhães & Fidalgo, 2019), multiletramentos (Magalhães & Carrijo, 2018), agência transformadora (NININ; MAGALHÃES, 2017) - todos organizados com base na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1924-1934/1993).