Tecnobiografias de professores de línguas pré-serviço: compreendendo práticas digitais

Autores

  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440260725

Palavras-chave:

aprendizagem de línguas mediadas pelo computador, tecnologia educacional, pesquisa narrativa, formação de professor de línguas, tecnobiografias

Resumo

A tecnologia digital (TD) está presente em muitos campos da sociedade do século XXI, incluindo a educação. Contudo, ainda existem poucos trabalhos que tratam da história de vida dos professores de línguas em relação à tecnologia - as suas tecnobiografias. Foi realizado um estudo de caso com professores de línguas pré-serviço, analisando como eles escolhem ferramentas digitais para aprender uma língua estrangeira e as suas impressões sobre o que está disponível online para tal finalidade - suas práticas digitais. Um dos objetivos deste artigo é expandir a literatura disponível no campo da tecnologia educacional, centrando-se nas experiências desses professores com a TD. A investigação qualitativa na área de CALL utilizou as tecnobiografias como dados. A análise mostra que os participantes se preocuparam com questões que envolvem o conteúdo do site ou do app selecionado para a aprendizagem da língua escolhida. As características de acesso e os testes de nivelamento disponíveis também foram mencionados. Os resultados sugerem que a compreensão das práticas digitais e experiências de aprendizagem online podem vir a beneficiar a construção de um currículo de formação significativo, que vise ao desenvolvimento profissional e práticas futuras.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Almeida, P. V. (2024). Tecnobiografias de professores de línguas pré-serviço: compreendendo práticas digitais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440260725

Edição

Seção

Artigos