Humanização na formação em saúde: a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia

Autores

  • Adrielle de Oliveira Miranda Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Formação de recursos humanos, Fonoaudiologia, Acolhimento.

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia enquanto estagiária em um programa interdisciplinar de acolhimento desenvolvido em um hospital público da Região Metropolitana de Salvador, e discutir as repercussões desta experiência em sua formação. O eixo central do programa é a humanização da assistência em saúde, tendo a experiência sido vivenciada no período de setembro de 2012 a março de 2013, com foco nos acolhimentos realizados pela estudante durante o estágio. Para tal, eram realizadas escutas qualificadas das demandas apresentadas pelos usuários e seus acompanhantes na emergência e enfermarias adulto e pediátrico do hospital. Esta vivência permitiu a compreensão de que há processos macro-organizacionais e subjetivos envolvidos na assistência à saúde, e que interferem direta e indiretamente no cuidado integral à população, caracterizando o acolhimento como ação complexa e necessária, devendo ser parte do processo de trabalho de todo profissional da saúde. A participação da estudante de Fonoaudiologia no programa ampliou a inserção dos cenários de ensino-aprendizagem que extrapolam a clínica hegemônica, com vistas a um novo modelo de atenção à saúde, baseados na humanização, acolhimento e escuta qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adrielle de Oliveira Miranda, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia.

Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Vladimir Andrei Rodrigues Arce

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professor Assistente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Fonoaudiologia, na área de Saúde Coletiva.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Miranda, A. de O., & Arce, V. A. R. (2015). Humanização na formação em saúde: a experiência de uma estudante de Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20379

Edição

Seção

Comunicações