Projeção vocal na opinião de professores de canto lírico

Autores

  • Nadja Barbosa Sousa PUC-SP
  • Enio Lopes Mello PUC-SP
  • Leslie Piccolotto Ferreira PUC-SP
  • Marta Assumpção de Andrada e Silva PUC-SP Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo-SP

Palavras-chave:

Música, Voz, Docentes, Treinamento da voz.

Resumo

Objetivo:Investigar os conceitos de projeção vocal na concepção de professores de canto lírico. Método: Participaram da pesquisa 72 professores de canto lírico (51 mulheres e 21 homens) que responderam via e-mail à pergunta: o que é projeção vocal no canto lírico?A análise dos dados contemplou duas etapas: categorial e estatística. A partir das respostas foram criadas 5 categorias: Corpo, Respiração, Produção do som (fonte e filtro), Estética do som e Audibilidade da voz. Essas categorias foram submetidas à análise estatística, associadas às variáveis sexo, formação e tempo de docência. Resultados: Houve diferença significante na categoria Audibilidade, mais referida pelo sexo masculino; na categoria Produção do som, que se refere à fonte e filtro, e que foi a mais citada por todos; na categoria Respiração que foi mais mencionada pelas mulheres e na categoria de Estética que foi mais mencionada por professores sem formação acadêmica, nos cruzamentos entre as variáveis e o perfil dos sujeitos. Conclusões: Segundo os professores de canto de lírico entrevistados, a projeção vocal tem estreita relação com a constituição do corpo de cada cantor, com o controle da respiração durante a produção do som e com os valores estéticos que se imprime em cada execução, para garantir a audibilidade da voz.

 

 

Palavras-chave: Música, Voz, Docentes, Treinamento da voz.

 

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Biografia do Autor

Nadja Barbosa Sousa, PUC-SP

Cantora Lírica, Bacharel em Música/Canto pela UFPE, Mestre e doutoranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Cursou estágio de Doutorado Sanduíche na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main (Faculdade de Música e Artes Cênicas de Frankfurt), na Alemanha, pela CAPES-PDSE.

Enio Lopes Mello, PUC-SP

Terapeuta corporal e vocal, Cantor, Mestre e Doutor em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e membro do LABORVOX (grupo de pesquisas em voz, vinculado ao Programa de Estudos pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP).

Leslie Piccolotto Ferreira, PUC-SP

Fonoaudióloga (PUC-SP), Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC-SP) e Doutora em Distúrbios da ComunicaçãoHumana(UFSP). Professora titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (1989-92), e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2002-3). Atualmente é editora científica da Revista Distúrbios da Comunicação e Coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como parecerista ou membro do Conselho Editorial das revistas CEFAC, CoDAS, Audiology CommunicationResearch, e Saúde em Revista.

Marta Assumpção de Andrada e Silva, PUC-SP Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo-SP

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Professora da Graduação e Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP e professora adjunta da graduação em Fonoaudiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

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Publicado

2015-09-04

Como Citar

Sousa, N. B., Mello, E. L., Ferreira, L. P., & Andrada e Silva, M. A. de. (2015). Projeção vocal na opinião de professores de canto lírico. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22190

Edição

Seção

Artigos