A trajetória histórica dos estudos e pesquisas sobre a dislexia: a busca pela compreensão do fenômeno
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p791-801Palavras-chave:
Dislexia, Transtorno da Leitura, Educação Especial, Educação, Dificuldade de Desenvolvimento da Leitura, Avaliação EducacionalResumo
O objetivo deste texto é apontar o desenvolvimento histórico do conceito de dislexia por meio de uma breve análise da trajetória dos estudos e pesquisas constituídos. Conforme é possível constatar, os estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita emergiram a partir de estudos da Neurologia, migrando para outros campos dentro da área médica, sem localizar a etiologia do fenômeno. Este fato pode ter contribuído para a proposição de teorias e hipóteses diferentes entre si, que não se confrontam e não se complementam, necessariamente, trazendo controvérsias e tensões ao campo. Finalizamos apontando a necessidade de estudos que avaliem fatores externos às crianças diagnosticadas como disléxicas, como a cultura na qual estão inseridas, suas vivências com a escrita, a metodologia de ensino aplicada, entre outros, a fim de se construir uma visão integral deste fenômeno da aprendizagem.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patricia de Oliveira, Cristina Broglia Feitosa Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.