A trajetória histórica dos estudos e pesquisas sobre a dislexia: a busca pela compreensão do fenômeno

Autores

  • Patricia de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Broglia Feitosa Lacerda Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p791-801

Palavras-chave:

Dislexia, Transtorno da Leitura, Educação Especial, Educação, Dificuldade de Desenvolvimento da Leitura, Avaliação Educacional

Resumo

O objetivo deste texto é apontar o desenvolvimento histórico do conceito de dislexia por meio de uma breve análise da trajetória dos estudos e pesquisas constituídos. Conforme é possível constatar, os estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita emergiram a partir de estudos da Neurologia, migrando para outros campos dentro da área médica, sem localizar a etiologia do fenômeno. Este fato pode ter contribuído para a proposição de teorias e hipóteses diferentes entre si, que não se confrontam e não se complementam, necessariamente, trazendo controvérsias e tensões ao campo. Finalizamos apontando a necessidade de estudos que avaliem fatores externos às crianças diagnosticadas como disléxicas, como a cultura na qual estão inseridas, suas vivências com a escrita, a metodologia de ensino aplicada, entre outros, a fim de se construir uma visão integral deste fenômeno da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Patricia de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades São Luís de Jaboticabal -SP, e Curso Normal com Habilitação para o Magistério do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação Infantil. Atuou como professora de Ensino Fundamental e atualmente trabalha como professora de Educação Infantil. Também atua nos cursos de Especialização do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP (Psicopedagogia e Neuropedagogia e Psicanálise) e do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS (Psicopedagogia).

Cristina Broglia Feitosa Lacerda, Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva.

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Comunicações