Autoavaliação de um curso de Graduação em Fonoaudiologia sob a perspectiva de seus egressos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70119Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Superior, Estudo de Avaliação, EgressoResumo
Introdução: dentre os indicadores para a autoavaliação de uma instituição de ensino superior (IES), destaca-se a avaliação realizada por egressos. Objetivo: refletir sobre a contribuição da avaliação de egressos em um processo de autoavaliação institucional para o aperfeiçoamento da formação em Fonoaudiologia. Método: pesquisa observacional e transversal realizada junto a egressos das últimas quatro turmas de um curso de Fonoaudiologia do município de São Paulo. Os participantes preencheram um instrumento (Microsoft Forms®) encaminhado de forma remota (e-mail e WhatsApp) com 11 questões. Os dados foram analisados por meio de estatística numérica e percentual. Resultados: dentre 63 convidados, 48 (76,1%) participaram, com predomínio de mulheres brancas. A maioria (44-92%) desenvolve atividade profissional dentro da área de formação, obtém emprego no máximo no primeiro ano de formada (42-88,0%) e faz uma avaliação significativa em relação à contribuição do corpo docente em sua trajetória acadêmica (98%-47). Após a graduação, 89,5% (43) deram continuidade aos estudos, com prevalência de cursos lato sensu (54,2%-32). Linguagem é a área escolhida em primeiro lugar (26,9%-11). A literatura mostra escassez de análises sobre pesquisa de egressos na área, fato que evidencia a necessidade de produção científica sobre a formação do fonoaudiólogo na sua relação com o mercado de trabalho. Conclusão: a análise dos egressos da instituição contribui para aperfeiçoar o curso e a educação continuada, possibilitando compreender demandas e necessidades do campo de trabalho. A publicação de pesquisas desta natureza, a partir de instrumento institucional, pode contribuir para a reflexão de demandas da formação no campo fonoaudiológico.
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