Metodologias Ativas e as Práticas de Ensino na Comunidade: sua importância na formação do Fonoaudiólogo

Autores

  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal Sergipe
  • Kelly Silva Universidade Federal Sergipe
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Superior, Fonoaudiologia

Resumo

 

Nas últimas décadas houve um crescimento das discussões a respeito da necessidade de se formar profissionais da saúde, dentre eles os fonoaudiólogos, mais autônomos, críticos e alinhados às políticas públicas do país. Neste contexto, as instituições de ensino começaram a discutir a inclusão das Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem no projeto pedagógico dos cursos. Com uma proposta integradora, as Práticas de Ensino na Comunidade se tornam módulos importantes nestes novos currículos e se destacam por articular teoria e prática em um cenário real de aprendizagem. Utilizando a metodologia de problematização, o aluno observa a realidade e identifica os problemas, elenca os pontos chaves, teoriza a respeito do assunto, formula hipóteses de solução e aplica à realidade. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência vivenciada nas Práticas de Ensino na Comunidade em um curso Fonoaudiologia que tem como prática pedagógica para a formação discente as metodologias ativas de ensino, demonstrando que dessa forma o aluno não só constrói ativamente o seu próprio conhecimento, mas também passa a ser um agente modificador da realidade em que está atuando.

 

 

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Biografia do Autor

Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Universidade Federal Sergipe

Departamento de Fonoaudiologia

Kelly Silva, Universidade Federal Sergipe

Departamento de Fonoaudiologia

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Fonoaudiologia

Danielle Ramos Domenis, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Fonoaudiologia

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Guedes-Granzotti, R. B., Silva, K., Dornelas, R., & Domenis, D. R. (2015). Metodologias Ativas e as Práticas de Ensino na Comunidade: sua importância na formação do Fonoaudiólogo. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20026

Edição

Seção

Comunicações