Sentidos da escolha profissional pela fonoaudiologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i4e73109Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Representação Social, Escolha da ProfissãoResumo
Estudo qualitativo que objetivou compreender os motivos que influenciam a escolha profissional pela Fonoaudiologia e os sentidos atribuídos à profissão por estudantes do 1º e 7º períodos de um curso de graduação de universidade pública do interior de São Paulo. Utilizou-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas, aplicado a 49 estudantes, majoritariamente (95,9%) mulheres, e os dados foram analisados por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Os resultados revelaram que a maioria das escolhas está relacionada ao interesse pela área da saúde, ao cuidado e ao contato com crianças, sendo recorrente a influência de experiências pessoais e motivações afetivas. A profissão foi frequentemente associada à realização pessoal, embora marcada por desafios como a pressão por especialização precoce e a naturalização do cuidado como atividade feminina. Os planos futuros incluem majoritariamente cursar pós-graduação, com destaque para residência e carreira acadêmica. Os achados apontam para a necessidade de estimular uma reflexão crítica durante a formação, considerando fatores sociais, de gênero e o impacto do modelo neoliberal nas expectativas profissionais. O estudo contribui para o debate sobre identidade profissional e valorização do trabalho na Fonoaudiologia.
Downloads
Referências
1. Rosseto MLR; Souza ML, Soares NM, Soares LM. Escolha profissional e adolescência: velhas questões, novas reflexões. RSD [Internet]. 2022.
2. Sobrosa GMR, Gênesis MR, Oliveira CT, Santos AS, Dias ACG. Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicol Rev (Belo Horizonte). 2015.
3. Terruggi TPL, Cardoso HF, Camargo ML. Escolha profissional na adolescência: a família como variável influenciadora. Pensando fam [Internet]. 2019.
4. Assunção AÁ, Pimenta AM. Satisfação no trabalho do pessoal de enfermagem na rede pública de saúde em uma capital brasileira. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2020.
5. Julião BN. Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise sobre o curso normal. Ensaios [Internet]. 2019.
6. Queirós BTM de, Resende T de F, Piotto DC. Escolha de uma escola federal de ensino médio integrado do interior brasileiro: a atualidade das contribuições de Bourdieu . Educ rev [Internet]. 2022.
7. Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2022 [recurso eletrônico]. Brasília: Inep; 2024.
8. Lima FIA, Voig AEGT, Feijó MR, Camargo ML, Cardoso HF. A influência da construção de papéis sociais de gênero na escolha profissional. Doxa Rev Bras Psicol Educ. 2017.
9. Pessoa MF, Vaz DV, Botassio DC. Viés de gênero na escolha profissional no Brasil. Cad. Pesq. [Internet]. 2021.
10. Lewis DR. A prática do fonoaudiólogo em serviços de atenção primária à saúde em São Paulo: um estudo de representações sociais [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP; 1996.
11. Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª Região (Crefono-2); DIEESE. Perfil das(os) trabalhadoras(es) de fonoaudiologia no Estado de São Paulo [Internet]. São Paulo: Crefono-2/DIEESE; 2025 [citado 15 abr. 2025]. Disponível em: https://www.fonosp.org.br/?view=article&id=67&catid=2.
12. Irineu RA, Dornelas R. Representações de gênero: percurso de uma profissão feminina. Educon. 2014.
13. Nascimento CL. Histórias da inserção da fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde: encontros das águas [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2020.
14. Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569, de 8 de dezembro de 2017.
15. Lefevre F, Lefevre AMC, Marques MCC. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciênc Saúde Colet. 2009.
16. COMVEST. Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP [homepage na Internet]. [acesso em ago. 2025]. Disponível em: https://comvest-pesquisa.shinyapps.io/dash-comvest/.
17. Brasil. Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo, e determina outras providências.
18. Macedo RM. Resistência e resignação: narrativas de gênero na escolha por enfermagem e pedagogia. Cad. Pesq. [Internet]. 2019.
19. Fuini LL, de Paula LI. A divisão sexual do trabalho e suas consequências para a precarização do trabalho feminino: Uma pesquisa bibliográfica. RCH [Internet]. 2023.
20. Silva BGM, Nascimento CL, Nakamura HY. Saúde do Trabalhador: qual o papel do fonoaudiólogo?. Distúrb Comun [Internet]. 2023
21. Mechi-Silva BG, Nascimento CL, Nakamura HY. Papel da residência para a formação do fonoaudiólogo. In: Lopes L, et al., orgs. Tratado de Fonoaudiologia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Barueri: Manole; 2024.
22. Telles MWP, Lopes LMV, Lima BP da S, Noro LRA. Análise das publicações científicas de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos e suas implicações para a formação profissional. Sustinere [Internet]. 2024.
23. Ferreira LP, Cirino DV, Trenche MCB. Autoavaliação de um curso de Graduação em Fonoaudiologia sob a perspectiva de seus egressos. Distúrb Comun [Internet]. 2025.
24. Sacovicz R, Melo F. As percepções das juventudes: relação com o consumo e consumismo. Occursus [Internet].2024.
25. Sabino AM, Abílio LC.Uberização: o empreendedorismo como novo nome para a exploração. RJTDH [Internet], v. 2, n. 2, p. 109-135, 2019
26. Salles A, Linhaus S. Distinção social, distanciamento da realidade, felicidade, ou necessidade? Um ensaio sobre o consumo, sua importância e significados na interpretação de Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard e Zygmunt Bauman. Rev.Eco.Centro-Oeste [Internet]. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Gabriela Mechi-Silva, Pedro Augusto Thiene Leme, Helenice Yemi Nakamura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






