Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de matemática quanto às noções estatísticas
Abstract
O tema dessa pesquisa é “Análise de Livros Didáticos quanto à Educação Estatística”. O objetivo foi identificar elementos para o desenvolvimento do letramento estatístico nos alunos do Ensino Médio, por meio do estudo da organização praxeológica presente em uma coleção. O referencial teórico foi constituído pela Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1992, 1999), e pela definição de letramento estatístico (GAL, 2002).
A pesquisa foi do tipo bibliográfica. O critério de escolha da coleção foi o total de livros comprados no programa PNLD, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Comparamos noções estatísticas ali estudadas com as orientações dos PCN+ (2002) e também com os comentários e orientações presentes no Guia PNLD 2012 (2012).
Analisamos todos os exercícios da coleção que tratam da Estatística buscando identificar o conjunto de tarefas, técnicas e discurso teórico-tecnológico, nos termos de Chevallard (1999). Pudemos assim perceber quais tarefas foram privilegiadas, quais foram pouco exploradas, e com base em nossa revisão bibliográfica, quais não foram contempladas. Analisamos os conteúdos trabalhados e o Manual do Professor, confrontando-os com as orientações dos PCN+ (2002).
Observamos que a coleção analisada possui um único capítulo no Volume 3 destinado à Estatística Descritiva, cujos conteúdos são apresentados por meio de exemplos, seguidos da institucionalização, exercícios resolvidos, propostos, complementares e, por fim, os do ENEM. Esta opção didática dos autores não favorece ao estudante participar ativamente de seu processo de aprendizagem e de construção do conhecimento.
Ao aprofundarmos nossa análise sobre a seleção e abordagem dos conteúdos, percebemos algumas lacunas que não ajudam no desenvolvimento do letramento estatístico. Inferimos que a coleção permite ao aluno atingir apenas o nível cultural de letramento estatístico.
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