Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Avaliações Padronizadas, Ensino Fundamental IIResumo
O desempenho de alunos na disciplina de Matemática tem sido olhado com mais cuidado e atenção devido a sua importância e relevância para o cotidiano do aluno. O objetivo do presente trabalho foi analisar o desempenho desses alunos em Matemática de escolas públicas do Ensino Fundamental II em avaliações padronizadas como o SARESP, a Prova Brasil e o PISA, a partir de um panorama desse desempenho obtido a partir da consulta aos sites oficiais das provas. Os resultados dos níveis de proficiência indicaram que a maioria dos alunos está classificada em níveis baixos ou intermediários, sendo que uma porcentagem muito baixa atingiu os níveis de proficiência avançados. Os resultados gerais indicaram uma pequena elevação nas notas dos alunos, indicando que há grande espaço para ações educacionais neste campo.Metrics
Referências
ARCAS, P. H. SARESP e progressão continuada: implicações na avaliação escolar. Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 21, n. 47, p. 473-488, 2010. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1604/1604.pdf
DOMINGUES, M. R. S., OLIVEIRA, N. C. M. A Avaliação Externa na Educação Básica e suas Implicações. 5º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, 2012. Disponível em: http://www.sbec.org.br/evt2012/trab42.pdf.
FERREIRA, R. P. S., ARAGÃO, M. R., SANTOS, B. V. J. Prova Brasil: instrumento de avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, v. 1, n.16, p. 103-114, mar. 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/512
GATTI, B. A. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.º 9, maio/agosto 2009, pp. 7-18 Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/Revista%209%20PT%20d1.pdf
KLEIN, R. Uma re-análise dos resultados do PISA: problemas de comparabilidade. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 717-742, out./dez.2011
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/02.pdf
MACHADO, L. V. (2010). Avaliação de Larga Escala e Proficiência Matemática. Instituto de Matemática (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/26%20Ledo%20Vaccaro.pdf
MEC/INEP. Resultados nacionais – Pisa 2006: Programa Internacional de Avaliação de Alunos(Pisa) / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. – Brasília: O Instituto, 2008. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Relatorio_PISA2006.pdf
MEC/INEP: Prova Brasil 2011: primeiros resultados. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/resultados/2012/Saeb_2011_primeiros_resultados_site_Inep.pdf
MEC/ INEP. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados Brasileiros. ISBN: 978-85-63489-17-3. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A834466313F01446AA2F84C3F8A.
MEC/ INEP. Matriz de avaliação matemática. Brasília, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2013/matriz_avaliacao_matematica.pdf
NUNES, S. M. L., VIEIRA, G. M., O Desempenho em matemática dos Estudantes brasileiros no PISA. IV Congreso Nacional / III Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación. Buenos Aires, 16 e 17 de Junho de 2011. Disponível em: http://www.saece.org.ar/docs/congreso4/trab61.pdf
PAZ, F. M., RAPHAEL, H.S. O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: fundamentos, problemas e primeiras análises comparativas. Omnia Humanas, 2010, v.3, n.1, p. 7-30. Disponível em: http://www.fai.com.br/portal/ojs/index.php/omniahumanas/article/view/81/pdf.
RIBEIRO, I. C., BRANDALISE, M. A. T. Prova Brasil: descritores de avaliação de Matemática. EREMATSUL – Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região SUL. Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/17ISABELCRISTINA.pdf
SÃO PAULO/SEE. Relatório Pedagógico 2008 SARESP: Matemática. São Paulo: SEE, 2009. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2008/pdf/Relatorios/2_Saresp%202008%20-%20Relat%C3%B3rio%20Pedag%C3%B3gico_Matem%C3%A1tica.pdf
SÃO PAULO/SEE. Relatório Pedagógico 2009 SARESP: Matemática. São Paulo: SEE, 2010. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/ArquivosPdf/Relatorios/2_Saresp%202009%20-%20Relat%C3%B3rio%20Pedag%C3%B3gico_Matem%C3%A1tica.pdf
SÃO PAULO/SEE. Relatório Pedagógico 2010 SARESP: Matemática. São Paulo: SEE. Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/Pdf/Relat/Relat%C3%B3rio_Pedag%C3%B3gico_Matem%C3%A1tica_2010.pdf
SÃO PAULO/SEE. Relatório Pedagógico 2011 SARESP: Matemática. São Paulo: SEE. Disponível em:
http://saresp.fde.sp.gov.br/2011/Pdf/Relat%C3%B3rio_Pedag%C3%B3gico_Matem%C3%A1tica_2011.pdf
SOUSA, S.Z., ARCAS, P. H., Implicações da Avaliação em Larga Escala no Currículo:
revelações de escolas estaduais de São Paulo. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - v. 20, n.35, jul.-dez.-2010, p. 181-199. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eduteo/v20n35/v20n35a13.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.